May
05
04 de maio de 2015 - 18:15 - atualizado em 19 de março de 2018 às 19:20

Entenda-as-diferencas-entre-higienizacao-e-enriquecimento-cadastral-televendas-cobranca

Sabemos que o sucesso de uma operação de Televendas e Cobrança está fortemente ligado à qualidade da base cadastral. Uma base de dados desatualizada impossibilita o contato efetivo e, por consequência, a geração de novos negócios. Costumamos dizer que um cliente contratante direciona suas bases à EPS (Empresa de Prestação de Serviço – Contact Center), por estas desenvolverem um serviço com maior inteligência e assertividade no tratamento das bases de dados, do contrário, fariam estas ações dentro de casa (internalização).

Dentre as ações que podem ser realizadas para a melhora de mailing, podemos citar a Higienização e/ou Enriquecimento Cadastral. Qual é a diferença entre estes tratamentos, já que o mercado acaba sempre dizendo: “Quero fazer uma Higienização Cadastral?”

Higienização Cadastral: É um método de validação das informações de um mailing, diferente do Enriquecimento Cadastral onde o foco está em garantir a padronização das informações, sem a inserção de dados diferentes dos existentes no cadastro do cliente. Este produto costuma ser utilizado nas menores faixas de atraso de dívida. Além disso, a maioria das grandes empresas do país integram o Web Service do seu Bureau de Informações ao seu sistema, garantindo que informações despadronizadas não sejam inseridas em sua base de dados.

A Higienização Cadastral pode ocorrer tanto para endereços como para telefones, sendo que as principais correções realizadas são:

Endereço

• Realizar a separação dos campos por tipo de logradouro, número, complemento, bairro, CEP e município em um único campo;

• Deduplicar e padronização os Endereços;

• Correção de erros de digitação, ausência de números e CEPs, além da identificação da correlação de um endereço com o munícipio informado.

• Etc

Telefone

• Identificar clientes com telefones celulares e fixos  (PF e PJ) inválidos (o telefone não pertence ao cliente);

• Avaliar quantidade de caracteres inferior à correta (considerando a regra do 9º dígito);

• Etc

Enriquecimento Cadastral: Neste tipo de serviço, o foco do Bureau de Informações está em retornar informações de telefones/endereços diferentes das existentes na base de dados do cliente contratante. A inteligência do bureau de informações em criar processos de enriquecimento cadastral, que vai além da busca simples por CPF/CNPJ, garante o sucesso desta operação.

Um ponto importante para ser citado é que os principais bureaus do mercado possuem, na maioria das vezes, atualizações periódicas em suas bases de dados. Desta forma, a chance de agregação de novas informações é muito grande, possibilitando uma melhora substancial na assertividade das ações de Televendas & Cobrança.

Conheça gratuitamente a ferramenta de atualização cadastral da Think Data através do endereço: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Eu acredito que a higienização cadastral se refira a todas as informações que compõem o cadastro de um cliente: cpf, rg e seus dados correlatos, nome, data de nascimento, nome da mãe e também todos os dados de contato: endereço, telefones, celulares e e-mails.
    Esta normatização dos dados é de extrema importância não somente para o ciclo de crédito, mas também para se ter sucesso nas ações de marketing e nos processos de combate à fraude.

    Cristina em 17 de abril de 2018 - 11:59

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: