ago
13

O segredo é segmentar

por: Angelica Balthasar
fonte: Portal no Varejo
13 de agosto de 2012 - 0:00 - atualizado às 0:05

O-segredo-e-segmentar-televendas-cobranca

Executivo da Coca-Cola Femsa revela que segredo para manter liderança no mercado varejista é segmentar a distribuição de seus produtos de acordo com perfil identificado por sistema disponível na internet

Por: Paulo Gratão

A segmentação é um processo obrigatório para qualquer produto no mercado e para a Coca-Cola isso não é diferente. O uruguaio Aníbal Lagos, diretor comercial da Coca-Cola Femsa Brasil explanou durante o painel A Segmentação do Mercado para melhorar a execução e alavancar vendas no segundo BR Week sobre a estratégia da empresa para a distribuição dos seus produtos de acordo com marca, tamanho e região. “A mobilidade social vai continuar e não será possível atender da mesma forma sempre, por isso é importante contar com a tecnologia para essa segmentação”, explica o executivo.

As etapas consideradas para traçar o direcionamento de seus produtos em cada loja são: formato, nível socioeconômico (NSE), Revenue map e ativação da loja. O primeiro consiste em identificar qual o tamanho do estabelecimento, mesmo que pertença a uma mesma rede (hiper, super, hard discout e atacados). A partir daí é possível conhecer melhor o lojista e identificar suas necessidades.

Antes da segunda etapa, as lojas são classificadas usando a localização geográfica do IBGE, mas apenas isso não garante a informação sobre o nível socioeconômico do público que frequenta o estabelecimento. “Muito importante entender não somente onde está, mas porque está lá e qual a classe do consumidor que frequenta. A partir daí começamos a diversificar volume, mix de produtos e tipo de cliente”, comenta Lagos.

Com a tecnologia utilizada pela Coca-Cola é possível identificar as chamadas “zonas quentes” dentro das lojas, dispondo os produtos mais assertivamente, como em pontes, prateleiras ou ilhas, de acordo com o nível socioeconômico. “Segmentação é importante em qualquer mercado, seja desenvolvido ou a desenvolver. Essas variáveis são importantes para a Coca-Cola.”, afirma.

A tecnologia está disponível para todo o público na web, por meio do sistema E-Kaole (www.e-kaole.com.br). Lá, o varejista pode acessar mais de 1,5 mil lojas virtualmente e monitorar os preços praticados em suas lojas e na concorrência e conhecer os planos de distribuição da Coca-Cola Femsa no Brasil.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: