Oct
29

Está com raiva de uma empresa? Respire fundo e depois reclame

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
28 de outubro de 2015 - 18:07 - atualizado às 19:15

Esta-com-raiva-de-uma-empresa-respire-fundo-e-depois-reclame-televendas-cobranca

Por: Laura Navajas

Tudo tem limite: cuidado para não exagerar na reclamação pela internet é necessário para evitar mais dor de cabeça

Internet é terra de ninguém, certo? Bem, nem tanto. Protegidas pelo anonimato da rede (ou falsa sensação de anonimato, já que pelo computador não temos rosto), muitas pessoas sentem que podem falar o que querem, quando querem e do jeito que querem. E as coisas não são mais bem assim. Especialmente no que diz respeito a reclamações contra empresas.

Embora seja direito do consumidor se queixar de um problema, é preciso atenção com os termos usados para isso, seja em sites especializados em reclamação e avaliação de produtos e serviços ou em suas próprias redes sociais. Já existem casos de consumidores notificados ou mesmo processados pelas empresas porque exageraram na hora de escrever, e acabaram usando palavras de baixo calão, ofensas contra funcionários ou termos que podem manchar a imagem da empresa de alguma forma.

A dica, portanto, é reclamar sem perder a cabeça e com educação, expondo o problema em si. Até porque, em geral, quando as críticas são bem recebidas, as pessoas tendem a aceitá-las – e resolvê-las – com mais carinho.

O melhor caminho para ter o problema resolvido é, em primeiro lugar, tentar os canais oficiais da empresa, como SAC e ouvidoria. Outra opção é o Procon, que tem o poder de fiscalizar as empresas, além do Consumidor.gov.br, criado pelo governo para mediar as relações empresa-cliente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: