Feb
18

O seu cliente está deprimido

por: Afonso Bazolli
fonte: Ideia de Marketing
17 de fevereiro de 2016 - 18:07 - atualizado às 20:25

O-seu-cliente-esta-deprimido-televendas-cobranca

Por: Julio Lussari

Em meu último post, falei sobre estarmos lidando com emoções, com sonhos, com vontades, com desejos, com objetivos e com frustrações. Frustrações essas que muitas vezes não estão sendo observadas. O objetivo desse post é trazer reflexões que te ajudem a entender o ‘por que’ seu cliente está frustrado e deprimido.

Dentro de um Design de Proposta de Valor, o primeiro ponto a observar é o que o cliente acha custoso. Quando digo ‘custoso’, quero dizer em termos de tempo, dinheiro e esforço. Se seu cliente está tentando fazer algo, adquire seu produto/serviço e sente que está perdendo tempo, começa a gerar incomodo. Se pintar o sentimento de que pagou mais do que vale, ele começa a ficar frustrado. Se acumular a perda de tempo, dinheiro e com demasiado esforço, ele acaba ficando deprimido. Isso gera um aborrecimento tão grande que passa a cegar o cliente para os benefícios daquilo que você o vendeu.

Imagine que você tenha lido esse parágrafo acima antes de vender algo à alguém, você pode se antecipar à essas frustrações respondendo as seguintes perguntas:

  • O que o meu cliente acha custoso em termos de tempo, dinheiro e esforço?
  • O que faz ele sentir mal?
  • O que o deixa frustrado?
  • O que gera aborrecimento nele?
  • O que os seus concorrentes estão oferecendo que está fazendo os clientes ficarem deprimidos?

Sabe qual é o resultado de criar um produto ou serviço que ajude seu cliente a eliminar uma frustração ou tirá-lo da depressão? – Gratidão e felicidade!

Se você for capaz de auxiliá-lo em uma dificuldade ou a superar um desafio, ele terá uma dívida de gratidão para com você / sua empresa. Veja, aqui entra um aviso muito importante: faça isso com o coração! Caso contrário, seu cliente perceberá que você tem segundas intenções. Seja verdadeiro em seu propósito de estar junto em um momento de dor ou frustração e mais verdadeiro ainda em auxiliá-lo a sair desse estado e se dirigir para um estado de gratidão e felicidade.

Já tinha pensado por esse ponto de vista? Compartilhe conosco as dores e frustrações dos seus clientes e como o seu produto/serviço o ajudam a se dirigir para um estado de gratidão e felicidade.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: