Feb
20
19 de fevereiro de 2017 - 14:08

Quanto-custa-um-cliente-fiel-algumas-dicas-de-como-fidelizar-seus-clientes-televendas-cobranca

Por: Guilherme Reitz

Quando falamos de e-commerce, uma das principais metas de qualquer empresa é fidelizar os clientes. Para sobreviver a forte concorrência das lojas virtuais que a cada ano crescem mais no Brasil, e marcar seu espaço na rede com uma marca forte e de fácil identificação com o cliente, é preciso adotar algumas estratégias, como, por exemplo, oferecer benefícios e conteúdo qualificado, além de uma logística apropriada. Saiba que, se fizer tudo isso corretamente, quem vai lucrar mais é você e sua empresa, pois fidelizar um cliente é muito mais barato do que angariar novos.

Para que você aumente as chances dos consumidores que já acessaram a sua loja virtual voltarem a acessá-la mais vezes e, o melhor, sempre adquirindo mais produtos, confira 5 dicas:

Invista no design responsivo

A mobilidade já se incorporou ao nosso cotidiano, sendo hoje praticamente impossível prever de onde o visitante poderá acessar o seu site: via tablet, smartphones ou mesmo no computador de casa. Para garantir que nada saia errado em todas essas plataformas, invista no design responsivo da sua loja virtual. Ele permite que a sua página seja vista com a mesma resolução, clareza e agilidade, tanto na pequena tela de um celular quanto em uma tela de 43 polegadas, ou seja, abrangendo todos os momentos em que o consumidor estiver mais descontraído e, portanto, apto a comprar de você.

Ofereça conteúdo atraente

No e-commerce você não pode contar com vendedores simpáticos e treinados para abordar todos os clientes que entram na loja, por isso é necessário realçar e atualizar constantemente o conteúdo do seu site de compras. Ninguém gosta de entrar várias vezes na mesma página e perceber que a foto do produto continua a mesma, com uma descrição técnica na legenda da imagem que em nada contribui para estimular a compra de qualquer produto que seja. Portanto, seja criativo.

Inove nos benefícios

Cliente fiel é aquele que, além de gostar de ser bem tratado, precisa acreditar que está levando alguma vantagem ao comprar na sua loja. A vantagem pode vir em forma de frete grátis, cupons promocionais, pontuações que resultam em brindes ou mesmo vale-presente. Com uma pitada de criatividade todas essas opções podem conquistar seu cliente, fazendo com que ele volte a te dar preferência nas próximas compras e ainda compartilhe suas promoções com os amigos.

Não restrinja as formas de pagamento

A internet atrai uma gama enorme de consumidores dos mais variados perfis, com faixas etárias e classes econômicas diversas. Portanto é importante que sua loja virtual não restrinja as formas de pagamento, disponibilizando, de preferência, todas as bandeiras de cartão de crédito, PayPal, depósito, boleto bancário, entre outras. Cliente fiel também adora comodidade na hora de pagar.

Invista no pós-venda

Outra dica valiosa para fidelizar clientes é investir no pós-venda. Por exemplo, ao contratar um sistema de logística que irá acompanhar e monitorar todos os processos de pedidos e entregas, com certeza, fará com que os clientes fiquem mais confiantes e tranquilos com o recebimento da mercadoria.

Em suma, criar uma sólida base de clientes não é nada fácil. Além de exigir variadas estratégias, é preciso que você estabeleça uma política de atendimento com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, se quiser atender bem os seus clientes a ponto de fidelizá-los e respeitá-los em todos os seus direitos, esse é o melhor começo.

E aí, pronto para colocar as dicas em prática?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: