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10 de abril de 2017 - 18:07

Transformando-um-segundo-de-atracao-em-um-ciclo-de-relacionamento-televendas-cobranca

Por: Cristina Spers

Já faz tempo que se pode comprar qualquer coisa na web, desde ingressos e roupas até comida e pacotes de viagens. As empresas concorrem entre si para conseguir aquele primeiro milésimo de segundo de atenção, que pode fazer com que o consumidor invista mais de seu tempo nesta interação online.

Com base neste cenário, as estratégias de comunicação e persuasão se aprimoraram. Mas como prolongar o relacionamento, depois de conseguir os preciosos segundos de atenção no meio de um turbilhão de campanhas e propagandas?

A maior riqueza de uma empresa está em conhecer e interagir com seu cliente. O “velho” Data Base Marketing, criado no final da década de 1970, evoluiu – e não poderia ser mais essencial. Ele utiliza tecnologias para segmentar consumidores, analisar perfis e realizar ações dirigidas, o que está ainda mais em alta hoje no mundo virtual, permitindo a criação de uma base de dados em tempo real.

Imagine um possível cliente de uma universidade que procura cursos de forma online. A instituição que consegue monitorar que ele a visitou virtualmente e salvar esta informação em seu banco de dados para uma interação futura tem uma vantagem perante as demais. E os dados não são apenas para prospecção, são necessários para a manutenção do relacionamento, já que o cliente muda constantemente, seja de endereço, telefone, e-mail etc.

Para auxiliar nesta interação, é possível contar com soluções de Data Quality para fazer a captação correta dos dados fornecidos pelo seu cliente. A valorização do precioso tempo em que se obteve a atenção do cliente sendo aprimorado e evitando que erros como digitação incompleta ou incongruente inviabilizem campanhas futuras. Quanto pode custar ir atrás da informação correta depois?

A validação dos endereços virtuais dos clientes é extremamente importante, tanto quanto a precisão nos endereços para as comunicações físicas. Apenas 59% dos e-mails são entregues no Inbox e há alto risco de dados desatualizados se converterem em spam traps. Por isso é essencial criar ambientes para que o cliente passe seus dados de forma simples, além de automatizar processos preventivos, que evitarão o armazenamento de endereços eletrônicos errados no banco de dados.

A validação de e-mail é uma solução para identificar, corrigir e remover e-mails inválidos e suspeitos, assim como seria bater na porta do cliente porque o endereço está certo e saber que alguém irá atender. Ou seja, no caso do e-mail, a informação está correta, o domínio existe e há um servidor respondendo. Perfeito!

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