jan
25

Inovação e Equilíbrio Financeiro

por: Marcelo Nogueira
fonte: Redação
25 de janeiro de 2012 - 1:23 - atualizado em 26 de janeiro de 2012 às 15:53

Inovacao-e-Equilibrio-Financeiro-Televendas-Cobranca

Olá amigo do Blog Televendas e Cobrança.

Neste meu primeiro artigo quero iniciar agradecendo a oportunidade de colaborar com esta iniciativa do Afonso Bazolli.

Sem dúvida alguma aproveitarei este espaço para expressar idéias e opiniões que nem sempre serão agradáveis a todos, mas que serão pautadas pela honestidade e ética que sempre me acompanharam na vida profissional, e que principalmente fomentarão debates que de alguma forma contribuirão para a sua reflexão.

Como mencionei, a iniciativa deste Blog é inovadora, e assim como este projeto, outros inúmeros pautados pela inovação estão presentes no dia-a-dia de nossas empresas. Mas o que é inovação?

A inovação é o ato ou ação de introduzir algo novo, renovar. (Dicionário Michaelis, 2007).

A inovação pode ser aplicada a qualquer área da vida e em qualquer etapa, e é base de pequenas, médias e grandes empresas, (como a Apple, Facebook, Google) que nasceram de uma ideia inovadora capaz de conquistar mercado e colaboradores que contribuem com seu crescimento. Mas se observamos no mercado de Televendas e Cobrança podemos identificar que a inovação está muito presente em nosso dia-a-dia, no desenvolvimento das empresas, em ações aparentemente simples, mas que geram negócios,  nas propostas de ferramentas, processos e produtos inovadores que na pratica se tornam um projeto ou plano de ação.

Vamos refletir sobre os itens que estamos mais familiarizados no mundo corporativo.

As empresas hoje devem cultivar em seus profissionais uma visão empreendedora e inovadora, para tanto o ambiente não deve ser limitador, e a pratica do brainstorming deve ser comum, para que uma tempestade de inovações possa surgir e assim permitir que a Cia se renove sempre e tenha verdadeiras descobertas que possam contribuir para o seu crescimento, porém, o ambiente criativo e inovador, deve sempre ter como um dos seus balizadores o equilíbrio financeiro. Nenhum projeto permanece em pé se não tem fundamento ou embasamento financeiro sólido de seus custos e receita com a análise de sua viabilidade. Avaliações financeiras de viabilidade desenvolvidas apenas com base teórica encontram dificuldades de aprovação.

Não digo que devemos abolir o desenvolvimento de idéias embrionárias, por que não estão fundamentadas financeiramente, (até porque projetos de grande sucesso podem surgir neste momento), porém não podemos perder demasiado tempo com projetos que não caminham em linha com a saúde financeira de uma Cia. Inovação e Equilíbrio Financeiro devem caminhar lado-a-lado.

Mas se estou no meio de um projeto de inovação que não me traz receita, o que faço?

Logicamente que não irei generalizar, pois não conheço a sua realidade, mas é hora de analisar e identificar onde está o problema do projeto, reavaliar seu planejamento financeiro e se perguntar: Será que realmente devemos seguir?

Se a resposta é positiva, que ela seja racional, ciente dos riscos e desafios, com um planejamento financeiro equilibrado e um plano de ação bem realista para reverter o quadro e atingir o resultado esperado, com uma comunicação eficiente para todos os níveis da corporação. Tenham os seus pés no chão.

Se a resposta é negativa, que ela dose as consequências ou desdobramentos desta decisão para o seu negócio, e principalmente te faça refletir e gere lições aprendidas para que o índice de insucesso seja pequeno e você continue a ser um inovador.

Até a próxima…

Marcelo Nogueira

CADASTRE-SE  no Blog Televendas e Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas,  notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (4)
  1. Assunto delicado, Marcelo, pois a História nos mostra que os projetos mais inovadores e arrojados sempre estiveram aquém de seu “possível potencial” de rentabilidade (vide Ford, Jobs, Gates), porém no mundo corporativo, podemos dizer que o ‘buraco é mais embaixo’, pois a cultura disseminada na maioria das Cias. é de resultados imediatistas, doa a quem doer, e para um gestor de projetos, por mais conservador que seja, é uma barreira à inovação, à criatividade, enfim, a necessidade de ter fundamentado o equilíbrio citado por você é necessário para a sobrevivência.
    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    Alexander Goes em 29 de janeiro de 2012 - 23:17
    • Olá Alex!! Fico muito agradecido por sua participação. Concordo contigo. é um assunto delicado, Talvez a palavra que falte para descrever o sentimento de agora seja “risco”. Quantos Empreendedores assumiram “riscos” elevados para construir sua ideia inovadora adiante, mesmo que sem uma percepção de receita. Mesmo com este risco assumido, ele com certeza tem um planejamento que o indicará se realmente está na direção certa. Nem todos chegam ao paraíso da Receita e do sucesso, mas aos que chegam o melhor esta reservado…… Não quis retratar uma realidade uniforme, com certeza você poderá se encaixar dentro ou fora das situações que descrevi. Espero que mesmo que não se encaixe, o texto tenha trago alguma luz sobre conceitos já adormecidos ou pelo menos permita ajudar alguém na reflexão sobre o seu negócio.
      Seja sempre bem vindo a comentar!!!
      Informações que geram negócios
      abs

      Marcelo Nogueira em 31 de janeiro de 2012 - 23:53
  2. Marcelo, parabéns pelo artigo: bastante equilibrado, atual e principalmente realista.

    A todos os colaboradores desse Blog: Muito sucesso nesse projeto, realmente inovador.

    A partir de agora, podemos dizer que já existe na WEB referência para conhecer, ampliar e mesmo discutir, notícias do mercado, processos, produtos, serviços e tecnologias de TLV e COB.

    Luiz Alberto Schwab em 28 de janeiro de 2012 - 12:05
    • Schwab, agradeço suas palavras e sabemos que este é somente o inicio de uma etapa desta história. Espere que muitas novidades vem por aí!!

      Marcelo Nogueira em 31 de janeiro de 2012 - 23:24

Deixe uma resposta para Marcelo Nogueira Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: