May
11

ClearSale divulga mapa de tentativas de fraude pela internet

por: Afonso Bazolli
em: Fraude
fonte: ClearSale
10 de maio de 2015 - 14:05

Clearsale-divulga-mapa-de-tentativas-de-fraude-pela-internet-televendas-cobranca-oficial

Por: Letícia Vieira

De acordo com os dados do Mapa de Fraude no Brasil 2014, realizado pela ClearSale, todas as regiões do país fecharam 2014 com crescimento no índice de tentativas de fraude, com destaque para o Norte e Nordeste. No geral, o Brasil concluiu o último ano com média de 3,98%, isto significa que a cada R$ 100 movimentados no comércio eletrônico da região, R$ 3,98 são referentes a uma compra ilegal.

Analisando o ranking nacionalmente, a região Sul foi a que se mostrou a mais segura do país, apresentando o menor índice de tentativas de fraude com 2,1% enquanto Sudeste registrou 3,57% e Centro-Oeste 4,98%. Em contrapartida, a região Nordeste é a primeira colocada, registrando 7,18% de tentativas, e a região Norte fica em segundo lugar, com 6,48%.

Comparando os dados entre 2013 e 2014, é possível analisar a manutenção de todas as cinco regiões nas mesmas colocações, embora com valores levemente superiores. Enquanto o Nordeste apresentou o maior crescimento, de 6,09% para 7,18%; o Sudeste teve a menor: de 3,48% para 3,57%. A média brasileira, por sua vez, fechou em 3,98%.

Clearsale-divulga-mapa-de-tentativas-de-fraude-pela-internet-televendas-cobranca-interna-1

Para Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, as altas taxas de tentativas de fraude em algumas regiões podem ser explicadas pela recente alta da oferta de crédito via cartões de crédito, pelo acesso crescente à internet, entre outras coisas. Este comportamento ocorre especialmente com itens de alto fluxo de revenda, como smartphones, por exemplo. Mas apesar das altas taxas de tentativas de fraude, os consumidores não devem temer ao usar o e-commerce. Hoje existem soluções eficientes no mercado para barrar as ações dos fraudadores e grande parte das lojas virtuais já adota sistemas de prevenção”.

Clearsale-divulga-mapa-de-tentativas-de-fraude-pela-internet-televendas-cobranca-interna-2

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: