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04 de agosto de 2014 - 18:00

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Por: Paula Moura

Sabemos que são as pessoas que movem e transformam empresas, sendo assim, é de suma importância saber a opinião dessas pessoas sobre o ambiente interno. Pois, pessoas motivadas se engajam e obtém melhores resultados.

Para realizar uma pesquisa de clima organizacional (PCO), é necessário abordar questões que envolvam toda a organização. Por exemplo: conexão entre os departamentos, política de remuneração, oportunidade de crescimento, imagem da empresa, benefícios, satisfação com os superiores, equipe, infraestrutura de trabalho, dentre outras.

Construa sua PCO pensando em um formulário com perguntas claras e objetivas e depois, apresente os resultados e o plano de ação adotado pela organização à todos os colaboradores.

Veja 10 benefícios ao aplicar a PCO sua empresa irá obter:

1. Otimização na comunicação: Escutar o que pensa o colaborador, criando assim um canal de comunicação mais aberto e direto.

2. Geração de um ambiente de trabalho seguro: Verificar a qualidade das condições físicas de trabalho, a infraestrutura, instalações e riscos do ambiente.

3. Melhoria da percepção da imagem da empresa: Procura conhecer como o colaborador está vendo e qual seu sentimento com relação a organização.

4. Diminuição do índice de rotatividade: Possibilidade de demonstrar ao colaborador que a organização está preocupada com sua opinião e que serão gerados planos de ações, diminuindo o famoso turnover.

5. Otimização da comunicação com as lideranças nas ações gerenciais: Avaliar, por meio da pesquisa, o grau de satisfação do colaborador em relação as suas lideranças e como as lideranças estão comunicando com o colaborador (relacionamento, feedback, supervisão das competências, dentre outros).

6. Aumento de produtividade: Colaboradores que são ouvidos e estão motivados tem aumento de produtividade.

7. Manutenção dos pontos fortes da organização: Possibilidade de identificar os pontos de satisfação do colaborador dentro da organização, e assim, manter esses pontos fortes.

8. Identificação de necessidade de treinamentos: Avaliar as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.

9. Permite a organização definir planos de ações: O retorno da pesquisa de clima organizacional permite a organização traçar planos de ações focados no colaborador.

10. Satisfação: Avaliar, de forma geral, qual é o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

Não há periodicidade estabelecida para aplicação de uma pesquisa de clima. É recomendável que a pesquisa seja feita pelo menos uma vez ao ano, dando oportunidade aos colaboradores de terem a percepção das mudanças ano a ano.

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