Apr
03

10 dicas para não afastar os empregadores

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Universia
02 de abril de 2013 - 16:00

10-dicas-para-nao-afastar-os-empregadores-televendas-cobranca

Você pode estar tomando algumas atitudes que estejam afastando os recrutadores e responsáveis pela sua contratação. Confira 10 erros que devem estar lhe afastando do emprego que você procura

Logicamente, os recrutadores entendem que é impossível fazer uma entrevista perfeita. Erros são só uma prova da nossa própria essência: a humana. Entretanto, alguns deslizes são cruciais e podem mudar o rumo da sua entrevista, afastando-lhe do empregador e da vaga para a qual você está se candidatando. Você pode assustar o entrevistador com uma simples resposta ou ação.

1. Referências

Se a sua lista de referências está cheia de colegas e não contém nenhum gerente, o empregador vai se perguntar por que você não quer que ele converse com alguém cuja função era supervisionar seu trabalho. Eles vão achar que você tem algo para esconder.

2. Processos

Se o recrutador descobrir que você entrou com algum processo na justiça contra uma empresa na qual você já trabalhou, eles vão ficar com o pé atrás. Mesmo que injustamente, eles não querem pessoas que tragam problemas legais à companhia.

3. Despreocupação com a experiência

Se você se mostrar altamente confortável com o fato de que não teve experiência direta com as atividades que vai realizar na vaga para a qual está se postulando, os recrutadores ficarão desconfiados. Afinal, não adianta simplesmente dizer: “posso aprender tudo”. É necessário ter uma discussão honesta sobre como você resolverá este problema.

4. Autopromoção

A entrevista não é um lugar de autopromoção do candidato. É uma reunião na qual o recrutador vai verificar se você tem os requisitos básicos para a vaga. Portanto, é melhor convencer o recrutador de que você tem as qualidades necessárias do que exagerar na autopromoção.

5. Inquietude após a entrevista

Por mais necessitado que você esteja, não é recomendável ligar toda hora para o entrevistador para pedir um follow-up da sua situação. Isso conta negativamente para você. É só reparar na maneira em como você é atendido quando faz este tipo de pergunta ao RH da empresa.

6. Mentir

Você não pode, de maneira alguma, mentir. Seja no seu currículo, seja na hora da entrevista. Os recrutadores assumirão que, se você não mantém sua integridade no processo de contratação, tampouco a mostrará no trabalho.

7. Não aguentou carga horária

Mesmo que esta seja a razão, jamais diga ao seu entrevistador que você deixou o emprego passado pela carga horária dele. Se for apenas um emprego abusivo, eles podem até entender. Mas se isso se tornou um padrão na sua carreira, os recrutadores ficarão com o pé atrás.

8. Convencido

Você não pode chegar à entrevista achando que a vaga é sua ou que a companhia é pequena demais para você, etc. Se você é tão bom assim, não precisaria estar pedindo pela oportunidade. Tome cuidado para não parecer pretensioso ao conversar com o recrutador.

9. Nenhuma pergunta

Se você não tem nenhuma pergunta sobre o trabalho no qual passará 8 ou mais horas por dia, você passará uma imagem de desinteressado. Os recrutadores querem ouvir suas opiniões e dúvidas para conhecê-lo melhor.

10. Bravo ou amargo

Não importa se você está bravo com um outro recrutador ou chateado devido ao processo de busca pelo emprego, não mostre sentimentos negativos ao entrevistador. Ele quer contratar pessoas animadas e prazerosas, se você não se mostrar assim, eles se afastarão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: