Aug
07

16 dicas poderosas para você conquistar seu primeiro cargo de liderança

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
06 de agosto de 2014 - 18:00

16-dicas-poderosas-para-voce-conquistar-seu-primeiro-cargo-de-lideranca-televendas-cobranca

Todos os colaboradores sonham em ocupar um cargo de liderança em suas respectivas organizações, no entanto, existem algumas barreiras que impedem que esse objetivo seja alcançado pelos mesmos. Sendo assim, elaborei algumas dicas para ajudar essas pessoas a alcançarem o sucesso de uma maneira mais fácil e rápida.

Por: Pablo de Paula

A competitividade do mercado é constante e para se destacar e justificar que você merece um cargo de liderança em sua empresa, é necessário inúmeras qualidades e habilidades para que seu chefe tenha a confiança necessária para poder colocar o poder da organização em suas mãos.

Sem dúvidas, somos motivados por desafios e suas consequentes conquistas, pois, fomos criados para buscar o topo e quando não conseguimos achá-lo, naturalmente, ficamos desmotivados, frustrados e entristecidos, como se alguém tivesse causado um ferimento incurável em nossas almas.

Sabendo da importância que uma carreira possui para a maioria esmagadora das pessoas, elaborei 16 dicas para que uma pessoa conquiste o primeiro cargo de liderança em uma empresa, confira:

1 – Competência interpessoal: para ganhar a confiança da equipe é necessário demonstrar para a mesma que você existe para servi-la. As personalidades múltiplas que as pessoas possuem transformam o ambiente de trabalho em um desafio constante para o líder, que precisa ter empatia, paciência e habilidades sociais para lidar com as emoções e necessidades que cada indivíduo possui, pois, sem relacionamentos saudáveis, não há trabalho em equipe e tampouco produtividade.

2 – Capacidade para resolver problemas: os problemas cairão constantemente no colo do líder, que precisa, como ninguém, saber como resolvê-los. Por esse motivo, muitos bons profissionais fracassam no exercício da função, por conta da pressão exercida sobre eles. Daí a importância da persistência para que a tempestade passe, fazendo com que o líder possa trabalhar em mares mais calmos. Também é importante frisar que, essas dificuldades são um grande aprendizado para o líder, que passa a agregar experiência e maturidade em seu currículo.

3 – Conhecimento de seus pontos fortes e fracos: busque a excelência e o perfeccionismo para que seus pontos fortes sejam otimizados, gerando um upgrade em sua mente. Em contrapartida, seja humilde e se esforce para melhorar os pontos fracos que você possui, objetivando quebrar paradigmas e criar novas competências.

4 – Transpiração em prol de resultados mais rápidos: muitos profissionais excepcionais não recebem uma oportunidade simplesmente porque são preguiçosos, ou seja, não querem transpirar e “vestir a camisa” da empresa. Sendo assim, vivem de forma displicente e apática, desperdiçando os talentos que possuem e enterrando (imperceptivamente) seus sonhos.

5 – Faça aquilo que você nasceu para fazer: se o jogador de futebol Neymar estivesse optado por seguir carreira de advogado, muito provavelmente, ele não teria alcançado o mesmo sucesso dos campos, haja vista, que ele nasceu com um talento ímpar para ser jogador, que transformam o mesmo em uma celebridade conhecida mundialmente. Assim como Neymar, uma pessoa que nasceu com dons para ser um professor de matemática, terá dificuldades, ou melhor, não terá o mesmo sucesso se investir em geografia, por exemplo. Sendo assim, descubra qual é a sua especialidade e invista nela, de forma a aguçar o seus dons naturais.

6 – Tenha um mentor: Todos nós precisamos de um herói, de alguém para nos inspirar. Somos, indiscutivelmente, inspirados por todos aqueles que tem o poder de nos influenciar, intencionalmente, ou não. No mercado de trabalho, as coisas também funcionam assim, ou seja, é necessário que uma pessoa tenha um campeão ao seu lado, para auxiliá-lo em sua longa e dura caminhada rumo ao topo. E é dentro desse contexto que surge a figura do mentor, que nada mais é do que uma pessoa que possui a capacidade de desenvolver o talento que está oculto dentro do âmago de cada pessoa, isto é, dar uma nova visão para uma pessoa e criar estratégias para que ela encontre um caminho seguro para seguir, de modo a atingir seus objetivos com mais facilidade. Em outras palavras, é alguém que possui uma capacidade ímpar para motivar pessoas, fazendo com que sonhos sejam retirados do papel para se transformarem em algo genuinamente real.

7 – Aprenda com outros líderes: seja um observador, buscando copiar e imitar alguns atributos que você enxerga nos outros líderes que você conhece, sempre mantendo, obviamente, seus princípios e convicções. Em outras palavras, seja uma pessoa aberta para aprender com os outros, ou seja, observe, pergunte, questione, para que assim, você seja uma pessoa de conhecimento amplo e experiências únicas.

8 – Trabalhe seu marketing pessoal: quando você adentra em um ambiente, qual o tamanho do impacto que é causado nas pessoas? O que quero dizer com essa pergunta é o seguinte: não importa o que você pensa de si mesmo e sim o que as pessoas pensam. Sem dúvidas, existem profissionais acima da média em várias empresas, e que são, indiscutivelmente, talentosos, porém, o marketing pessoal não corresponde com suas competências, causando um empecilho para a sua promoção.

9 – Trabalhe a sua comunicação: a primeira atitude para começar a se comunicar melhor é aprender a ouvir as pessoas e tentar descobrir no íntimo da mesma o que ela busca na empresa (empatia). Com relação à sua expressividade é importante frisar que 90% da comunicação humana é não verbal, ou seja, grande parte daquilo que você expressa não necessariamente exige inteligência, no entanto, é óbvio que dicção, eloquência, organização e objetividade são fundamentais para que sua comunicação verbal seja perfeita, facilitando o entendimento da outra parte.

10 – Se apaixone pelo saber: leia livros, revistas, artigos e jornais e participe de seminários, palestras e congressos. Além disso, planeje um tempo também, para trocar informações com pessoas de sua área de atuação, pois assim, você estará agregando conhecimento e aumentando o seu nível intelectual.

11 – Surpreenda seu chefe: sabe aquela ideia que você teve e que surpreendeu a todos que estavam ao seu redor, por conta dessas pessoas não esperarem que algo assim pudesse vir de você? Pois é, você precisa ter esse tipo de atitude em seu trabalho. Vou dar um exemplo: se você possui como meta vender 100 livros em uma semana, busque, por conta própria, aumentar essa meta, sem que ninguém te incentive, ou seja, tente sempre fazer algo que não necessariamente você é obrigado, buscando ir além da excelência. Além disso, busque convencer os outros a comprar essa sua ideia, de modo a aumentarem a produtividade da empresa, ao fazer isso, sem dúvidas, seu chefe irá perceber que você, além de ser motivado, busca incentivar a motivação dos outros, influenciando positivamente a equipe de trabalho.

12 – Esteja disposto a mudar: muitas pessoas possuem resistência para aceitar um cargo maior dentro da empresa, isso acontece porque as pessoas possuem um certo temor para aceitarem algo novo em suas vidas, porém, se você receber uma proposta para subir de cargo, aceite, haja vista, que as oportunidades são escassas e não podemos desperdiçá-las, sendo assim, tenha coragem, persistência e motivação para que você possa dar conta do recado.

13 – Dissemine seu conhecimento para os outros colaboradores da organização: quem ficará no seu lugar quando você for promovido? Pois é, ás vezes, mesmo sendo colaboradores, temos que pensar como patrões. Sendo assim, prepare sucessores, para que quando surgir à oportunidade de promoção, você não descubra que é insubstituível dentro da empresa, gerando situações constrangedoras.

14 – Busque se adequar ao perfil exigido para o cargo: você não será promovido para executar a função de gerente financeiro se você entender apenas de marketing, e também não será promovido se não possuir as habilidades essenciais de liderança que o cargo exige, e também não será promovido se não se enquadrar na cultura organizacional da empresa. O que quero dizer é o seguinte: você precisa conhecer a organização, as funcionalidades que o cargo exige e se preparar para se encaixar nessas variáveis, de modo a atender as exigências que a posição exige.

15 – Fuja das pessoas negativas: quando um colaborador motivado decide acreditar em si mesmo e correr atrás de seus sonhos, automaticamente, ele toma para si um amontoado de seres invejosos e negativos que fazem de tudo para derrubar essa promessa. Sendo assim, cabe a você fugir dessas pessoas, jamais dar ouvidos a elas e principalmente manter-se motivado.

16 – Não aja como se não merecesse subir na vida: nenhum chefe gosta de quem vive com pena de si mesmo, como um “carente afetivo perpétuo”, não aja dessa forma, acredite em seu potencial e parta, sem medo, rumo ao sucesso. Outra lição importante e que temos que considerar é a seguinte: o seu chefe não é um Deus, ele é um homem, e como homem é errante e passível de falhas, sendo assim, aproveite as brechas para ajudá-lo em uma tarefa e nunca tenha medo de questioná-lo, pois, muitos chefes gostam de serem desafiados, porque sabem que precisam de novos conhecimentos e informações para ampliarem o nível de seu Know-how.

O pedestal da excelência está na frente de seus olhos, sussurrando para você tocá-lo, mas para isso, você precisa por a mão na massa e começar a planejar de forma inteligente sobre como melhorar a si mesmo e principalmente, como demonstrar para as pessoas a sua evolução, de forma que as mesmas enxerguem em você alguém que possui um valor extraordinário e que consequentemente vale o investimento.

Para encorajá-lo, resolvi compartilhar o sublime texto de Walt Disney autodenominado: “Durmo para sonhar”, pois, se esse texto não for suficiente para motivá-lo, nada mais será. Segue:

Durmo para sonhar

E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar…

Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.

Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.

Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde.

Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de”amigo”.

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida”.

Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia, decidi trocar tantas coisas…

Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar… simplesmente durmo para sonhar.

(Walter Elias Disney)

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: