Oct
06

25 frases transicionais para sua próxima apresentação

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
05 de outubro de 2016 - 18:02

25-frases-transicionais-para-sua-proxima-apresentacao-televendas-cobranca

Conduzir um raciocínio não é fácil, e quando não existe preparo é comum notarmos o interlocutor divagando entre uma frase e outra, ou durante a transição de tópicos de uma apresentação ou discurso. Esqueça a apresentação visual, não estamos falando do quão belo seus slides estão, mas sim de como você irá conversar com a audiência.

Sim, conversar. Por mais que o momento seja praticamente um monólogo onde um interlocutor fala e a audiência escuta, geralmente sem interrupções, o tom do discurso que você adotará em sua apresentação precisa ter o tom de conversa, de proximidade e empatia, ou então você se lembrará das apresentações de colégio ou faculdade.

Mas o que são frases transicionais? São frases bem estruturadas dentro de um roteiro que possuem maior poder para conduzir a atenção e o raciocínio da audiência de um tópico para outro. Interlocutores que sabem trabalhar essa transição envolvem e cativam sua audiência. Como Steve Jobs – quem não se lembra da emblemática frase “One more thing” antes de finalizar uma apresentação? Uma frase simples que possui tanto poder e identidade que gerou até certa polêmica quando Tim Cook passou a utilizá-la nas apresentações.

Um dos segredos de uma apresentação é a transição entre tópicos, principalmente quando você consegue “amarrá-los”, gerando sensação de continuidade sem perder a interpretação de que está mudando de assunto. Destacamos 25 frases transicionais que acreditamos serem interessantes para auxiliar na construção do discurso de suas próximas apresentações:

1. Avançando para a próxima etapa (ou próximo passo)…

2. Prosseguindo (ou seguindo em frente)…

3. Isso nos traz/leva/conduz…

4. Concluindo,…

5. Meu primeiro ponto é…

6. Aliás…

7. Não apenas…

8. Como vocês podem notar…

9. Primeiro… (segundo… terceiro… etc.)

10. Finalmente…

11. Uma vez que estabelecemos isso…

12. Guarde esse(s) ponto(s) na memória…

13. Agora que entendemos isso…

14. Vamos começar com…

15. Meu próximo exemplo/case…

16. Como… (ou do mesmo modo)

17. Da mesma forma…

18. De forma semelhante…

19. Além de…

20. Compare isso com…

21. Ao mesmo tempo…

22. Vamos considerar…

23. Contudo…

24. Não obstante…

25. Além disso,…

Lembre-se: as sugestões acima são sugestões, isto é, formas comuns que todos poderão compreender sem qualquer barreira. Se você tiver alguma outra sugestão de frase que também sirva, basta analisar se ela funciona bem para fazer a transição que deseja, como o “One more thing” de Steve Jobs, por exemplo.

Você também pode encontrar variações das sugestões acima, e ao planejar formas de fazer a transição entre tópicos você certamente encontrará suas escolhas preferidas para compor seus discursos, assim como Steve Jobs.

One more thing: mais importante do que ater-se literal e radicalmente à uma lista de sugestões é, principalmente, compreender que é preciso construir o discurso, independente dele acompanhar ou não uma apresentação visual, com muita atenção e planejamento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: