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27 de outubro de 2013 - 14:00

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Confira as dicas de leituras de seis especialistas para retomar a inspiração e a motivação durante o expediente

Por: Camila Pati

Se a motivação está em baixa, uma ida à livraria pode trazer a inspiração que falta para ter novas ideias e aproximá-lo de estratégias para recuperar o fôlego, resolver conflitos e retomar a trilha do sucesso.

É claro que motivação é algo que vem de dentro de nós mesmos, mas a literatura sempre pode dar uma forcinha. Exame.com pediu indicações a seis especialistas de livros que cumprem o nobre propósito de ajudar a recuperar a motivação para o trabalho. Confira:

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1. Getting Things Done. A Arte de Fazer Acontecer

As orientações do autor são no sentido de aumentar a produtividade e diminuir o estresse. “Este livro ensina práticas de gestão de tempo modernas que auxiliam a redução do stress e a colocar foco em resultados”, diz a coach Mariella Gallo.

Getting Things Done. A Arte de Fazer Acontecer

Autor: David Allen

Editora: Elesevier

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2. Motivação 3.0 – Os Novos Fatores Motivacionais que Buscam Tanto a Realização Pessoal quanto Profissional

“Para quem anda desmotivado profissionalmente, Motivação 3.0 pode ser inspirador, o autor Daniel Pink analisa alguns estudos e experimentos e conclui que as técnicas de motivação do tipo recompensa-punição já não servem mais, pelo contrário, podem prejudicar o desempenho”, diz Conrado Schlochauer, sócio-diretor do LAB SSJ, consultoria de educação corporativa.

De acordo com o autor, as práticas da Motivação 3.0 incluem 3 elementos fundamentais: autonomia – - a possibilidade de dirigir a própria tarefa, o próprio trabalho, a própria vida – excelência – vontade de ser cada vez melhor em algo relevante – e propósito- fazer a tarefa em nome de algo maior.

“Depois da parte teórica, o autor também dá dicas e estratégias para despertar a motivação”, diz Schlochauer.

Motivação 3.0 – Os Novos Fatores Motivacionais que Buscam Tanto a Realização Pessoal quanto Profissional

Autor: Daniel Pink

Editora: Campus

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3. O líder 360 graus

O livro mostra como é possível influenciar colegas, subordinados e até os chefes. “Este foi um dos melhores livros que li. Ajudou-me a perceber que podemos desenvolver a nossa influencia na organização e nas pessoas independente do cargo exercido”, diz Marcela Mange Niemeyer, gerente de desenvolvimento organizacional, da Universidade Anhembi Morumbi, que recomenda a leitura.

O líder 360 graus

Autor: John Maxwell

Editora: Thomasnels

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4. Desafiando o Talento

O autor, jornalista e editor da revista Fortune, confronta a questão do talento inato x trabalho duro mais desempenho extraordinário. “Ele chega a fantásticas conclusões altamente motivadoras para quem de fato acredita que, mesmo não tendo sido agraciado com um elevado QI ou talento nato, pode se tornar um profissional bem sucedido na vida”, diz Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH.

Desafiando o Talento

Autor: Geoff Colvin

Editora: Globo

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5. Pipeline da Liderança – O desenvolvimento de lideres como diferencial competitivo

“Recomendo este livro porque demonstra claramente quais habilidades, atitudes e ações são esperados dos colaboradores conforme vão assumindo novas posições na organização”, diz a coach Mariella Gallo. Para ela, ter o seu papel bem claro dentro da organização hierárquica ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta a disposição e motivação.

Pipeline da Liderança- O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo

Autores: Ram Charan, James Noel e Stephen Drotter

Editora: Campus

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6. A estratégia do oceano azul

A visão estratégica faz toda diferença na carreira. Isto é o que os autores mostram, a partir de exemplos reais. Conforme explica Mike Martins, da SLACoaching,  o livro retrata o que grandes empresas e líderes fizeram para poder nadar no “oceano azul” e manter carreiras na rota do crescimento. “Durante a ascensão da carreira, temos que nadar com uma concorrência altíssima e precisamos de estratégias que possam nos fornecer um diferencial diante da competividade”, diz Martins.

A estratégia do oceano azul

Autor: W. Chan Kim e Renéé Mauborgne

Editora: Campus

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7- O Físico

As dificuldades e aventura que era ser médico na Idade Média são contadas pelo autor.Sucesso de vendas, o livro pode assustar pelas suas 600 páginas, mas segundo Mariella Gallo, vale a pena para quem anda com a motivação em baixa.

“A História é cativante e inspira a cada um de nós a refletir quanto somos capazes de enfrentar os obstáculos, esperar e ter determinação para concluir um sonho”, diz ela.

O Físico

Autor: Noah Gordon

Editora: Rocco

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8. A 3ª. Alternativa

O autor revela uma maneira mais desafiadora de enfrentar problemas , sobretudo em relação aos relacionamentos. “Além de o autor ser renomado e especialista em liderança e gestão de pessoas, este livro nos apresenta uma terceira alternativa para lidar com os problemas que surgem não apenas dentro de um contexto profissional, mas em outras esferas de nossa vida”, diz Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH.

A 3ª Alternativa

Autor: Stephen R. Covey

Editora: Franklin Covey

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9. Nos bastidores da Disney

O livro mostra as estratégias que Disney usa para atender expectativas de seus clientes, fazendo-os retornar ao parque de diversões mais famoso do mundo. “A obra foca nos detalhes que fazem uma grande diferença, inclusive para que possamos fazer ajustes nas nossas carreiras para poder lidar com maestria com as pessoas que fazem parte desse processo continuo”, explica o coach Mike Martins, da SLACoaching.

Nos Bastidores da Disney

Autor: Tom Connellan

Editora: Saraiva

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10. O Gestor Eficaz

Todos podem ser eficazes e produtivos, não importa o cargo exercido. “Uma dos fatores que mais me chamou a atenção foi como ele descreveu a questão do tempo e como fazer o tempo trabalhar a nosso favor”, diz Marcela Mange Niemeyer, gerente de desenvolvimento organizacional, da Universidade Anhembi Morumbi.

O Gestor Eficaz

Autor: Peter Drucker

Editora: TLC

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11. A Grande Mudança – Não Tente Ser Perfeito, Comece a Ser Notável!

“Indico a leitura por conta das ótimas ideias de pessoas bem sucedidas”, diz Conrado Schlochauer, sócio-diretor do LAB SSJ, consultoria de educação corporativa. Com exemplos e histórias reais, o autor Seth Godin, segundo Schlochauer, motiva o leitor a chegar lá, colocando ideias em prática para desenvolver uma organização de sucesso. “Leitura rápida, fácil e gratificante”, diz Schlochauer.

A Grande Mudança – Não Tente Ser Perfeito, Comece a Ser Notável!

Autor: Seth Godin

Editora: Manole

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12. Crenças e Valores em Nossas Organizações

Estratégias que podem ser usadas em diferentes contextos, ambiente empresarial, recursos humanos e gestão de pessoas são tema deste livro. “Os autores utilizam exemplos de filmes e fica evidente na leitura e interpretação dos filmes que metaforicamente, o comportamento do ser humano é função direta do meio ambiente que o cerca”, diz Marcela Mange Niemeyer, gerente de desenvolvimento organizacional, da Universidade Anhembi Morumbi.

Crenças e Valores em Nossas Organizações

Autores: Alexandre Garrett e Takeshy Tachizawa

Editora: Cultura

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13. Manual do CEO, um verdadeiro MBA para o Gestor do século XXI

O livro de Josh Kaufman traz conceitos, práticas e estratégias que devem ser levadas em conta quando o assunto é carreira. “A abordagem é simples e precisa e pode ampliar significativamente a visão de como um executivo precisa pensar para ser mais assertivo na carreira. Chegar ao topo pode ser fácil, o grande desafio é se manter no topo e em alta produtividade”, diz Mike Martins, da SLACoaching.

Manual do CEO, um verdadeiro MBA para o Gestor do século XXI

Autor: Josh Kaufman

Editora: Saraiva

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14. Se você pode Sonhar, Pode Fazer

“Mesmo os melhores rebatedores de beisebol têm sucesso em apenas cerca de um terço de suas rebatidas”, diz um trecho do livro. Para Fernando Montero Capella, o livro vale a leitura. “A marca Disney é referência de qualidade e de criatividade em todos os setores em que atua. Os relatos das experiências que compõem o livro falam de assumir riscos, superar desafio , quebrar regras, superar medos, trabalhar a questão da automotivação , permitindo-se sonhar, buscando o novo e o que é inusitado, resolvendo problemas e situações difíceis e impulsionando para a vida”, diz ele.

Se você pode Sonhar, Pode fazer

Autor: Imagineers da Disney

Editora: Panda Books

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15. A Bíblia de Vendas

“Todos sabemos que quando o assunto é carreira, vamos precisar nos vender e saber agregar valor em algo que não é palpável, o conhecimento”, diz Mike Martins. O livro traz técnicas pontuais na prática de vendas que auxiliam os profissionais a vender seu próprio produto: eles mesmos. “Esta é uma competência pouco trabalhada no mundo acadêmico e que é primordial para ascensão na carreira”, diz Mike Martins, da SLACoaching.

A Bíblia de vendas

Autor: Jeffrey Gitomer

Editora: M. Books

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16. Empresas feitas para vencer – Good to Great

A carreira deve ser encarada como uma empresa, de acordo com Mike Martins. Segundo ele, muitos detalhes devem ser levados em consideração para que o resultado seja assertividade. “Jim Collins foi pontual em quais detalhes precisam ser detalhadamente investigados e desenvolvidos em uma empresa, quais podem (e devem) ser utilizados para analisarmos como a carreira está se desenvolvendo e quais ajustes precisam ser feitos”, diz ele.

Empresas feitas para vencer – Good to Great

Autor: Jim Collins

Editora: Campus

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17 Em Busca de Sentido

O livro é uma ferramenta importante para que o leitor reflita sobre de que forma o sentido na sua vida profissional pode modificar drasticamente os resultados alcançados, segundo a coach Marcia Luz. “Vitor Frankl foi prisioneiro em campos de concentração nazistas e descobriu que as pessoas que sobreviviam aos holocaustos eram as que possuíam algo para fazer em seus futuros, o que atribuía sentido à vida de cada uma”, diz Marcia.

Em Busca de Sentido

Autor: Vitor Frankl

Editora: Vozes

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18. Nós queremos que você fique rico – Dois bilionários- uma só mensagem

O livro traz informações úteis para que a manutenção de carreira ocorra de maneira saudável e revela os ganhos para todos quando fatores importantes são levados em consideração. “Precisamos saber muito bem quais os motivos e o ganhos quando o assunto é carreira”, diz Mike Martins, da SLACoaching.

Nós queremos que você fique rico – Dois bilionários- uma só mensagem

Autor: Robert T. Kiyosaki e Donald Trump

Editora: Campus

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19. Construindo um Futuro de Sucesso

Com a colaboração de nomes como Oscar Schmidt, seu Francisco (pai de Zezé de Camargo e Luciano), Ana Maria Braga e empresários de sucesso o livro traz relatos de quem conseguiu mudar a própria história. “Sucesso não é uma questão de sorte ou azar. Ele é construído passo a passo e definirá o seu destino”, diz a autora Marcia Luz.

Construindo um Futuro de Sucesso

Autora: Marcia Luz

Editora Qualitymark

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20. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança

No livro, o empresário Leonard Hoffman, que abandou a carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino ensina os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. “O livro trata dos fundamentos da liderança servidora”, diz a coach Marcia Luz.

O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança

Autor: J. C. Hunter

Editora: Sextante

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21. Peixe! Como Motivar e Gerar Resultados

O livro narra o desafio de uma gestora de conseguir modificar o ambiente de trabalho numa unidade, que ela considera o depósito de lixo tóxico da empresa, tamanha a desmotivação dos seus colaboradores, conforme explica a coach Marcia Luz. “Aprenda no famoso mercado de Pike Place, em Seattle, maravilhosas lições de como motivar pessoas”, recomenda a especialista.

Peixe! Como Motivar e Gerar Resultados

Autor: Stephen Lundin

Editora: Campus

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22. Agora é pra Valer

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Os personagens apresentados no livro têm características facilmente detectáveis no dia a dia corporativo. A autora usa a ficção para apresentar o conceito de liderança transformadora é o que permeia a história.

Agora é pra valer

Autora: Marcia Luz

Editora DVS

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23 O elo da gestão de Carreira

O livro é indicado para líderes de equipe, empresados e dirigentes de organizações que queiram entender a importância do seu papel na gestão da própria carreira e também na de seus colaboradores. “Oferece referências para quem está se sentindo perdido, sem saber por onde começar a estruturar sua própria carreira”, diz Márcia Luz.

O elo da Gestão de Carreira

Autor:Cláudio Queiroz e Christiane Leite

Editora: DVS

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24. O que Podemos Aprender com os Gansos

O autor, a partir de pequenas histórias traz lições que vão da liderança à motivação passando por ensinamentos sobre como melhorar a produtividade. “O livro apresenta parábolas destas que recebemos pela internet, mas cada uma delas associadas com lições para o mundo empresarial e para a vida pessoal”, diz a coach Marcia Luz.

O que Podemos Aprender com os Gansos

Autor: Alexandre Rangel

Editora: Original

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25. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende

No livro Peter Senge apresenta os 5 princípios das organizações em aprendizagem e mostra que o conceito de organização que aprende é uma maneira de alavancar processos de mudança. “Leitura obrigatória para quem quer ser um grande gestor”, Marcia Luz.

A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende

Autor: Peter Senge

Editora: Best Seller

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1 Comentário
  1. Comentários: “Vinte e cinco livros que ajudam a recuperar a Motivação no trabalho”.
    Bem, como psicóloga não posso analisar o comportamento humano como naturalmente ciclotímico, entre estar motivado ou desmotivado. Tome você mesmo como exemplo e vai concluir que essa ideia é uma inverdade.
    É óbvio que “a motivação vem de dentro”, já que é um fenômeno tipicamente Humano. A Motivação não poderia estar em nenhum fator ou incitamento externo!
    …recuperar a motivação para o bem-estar geral? A Motivação não está relacionada com estados de alegria, entusiasmo, vontade e etc. A Motivação não pode ser tratada de modo genérico, como se ela pudesse se estender a todos os aspectos da conduta humana.
    Agora, eu pergunto: Como é possível a existência de motivos ou fatores motivacionais por excelência?
    Ora, o sonho de fazer carreira, a meta de executar seu serviço com máxima qualidade ou o desejo de atingir cargos mais elevados são instâncias totalmente relativas e variáveis, pois encontram-se dependentes dos valores pessoais.
    Bem, vamos compreender melhor a questão da Motivação.

    Em primeiro lugar, vamos definir o termo Motivação: uma conduta autônoma, persistente e sempre dirigida para um objetivo específico. Portanto, as ações motivadas são muito diferentes daquelas que são condicionadas/estimuladas ou incentivadas – mesmo porque são comportamentos que se manifestam pela força dos estímulos e reforços do meio ambiente.
    Na Motivação acontece o contrário. A pessoa apresenta uma conduta “independente” que quaisquer “Esquemas de Reforçamento” ou qualquer condição incentivadora presente.
    Um aparte: se você pretende atingir resultados mais rápidos, é claro, estabeleça um sistema de incentivos para impulsionar as atuações. É ótimo recurso para avivar as atividades humanas, sem sombra de dúvida. De modo geral, durante as campanhas vivenciamos mais iniciativas, mais esforços e atenção às execuções cotidianas. E esteja preparado para observar queda no empenho do pessoal após as campanhas, isto porque você não está lidando com ações motivadas, mas gratificadas ou fortalecidas. Esta é a trajetória normal e esperada quando as atuações são incentivas. Prepare-se para lidar com isso. A psicologia chama este fenômeno de Condicionamento (ou Movimento!), um recurso de “reforçamentos e fortalecimentos” que acabam por energizar/ativar eficazmente os desempenhos, quando bem administrados.

    Algumas dicas:
    -Motivação não pode ser confundida com estados de satisfação. Nenhum estado de contentamento leva a ações motivadas. A motivação é um fenômeno menos comum do que se pode imaginar.
    -Motivação não se refere a nenhum estado psicológico de alegria ou entusiasmo.
    -Definitivamente, Motivação não é qualquer emissão de comportamento ou impulso de ação.
    -Motivação não pode ser confundida com o fenômeno do Condicionamento, digo, Sistemas de Recompensas ou Movimento.
    -Motivação não é um fenômeno típico de ambientes Organizacionais, mas uma particularidade, um estado psicológico do Homem.
    -Os estudos que se pautam da intenção de identificar quais seriam os “verdadeiros” motivos motivacionais é um grande engano – pura ilusão! Nunca encontraremos motivos naturalmente dotados de natureza motivacional. A Motivação guarda outras relações mais complexas.
    -Motivação não é um subproduto direto da produtividade, e, tampouco, não se pode conceber a Motivação como um “elemento comportamental mágico” que tudo resolve. Condutas extremamente resistentes à cultura de uma Organização mostram verdadeiros estados motivados.
    -Não há relação direta entre Valores e Motivação. Pudera se os nossos mais preciosos valores desencadeassem condutas motivadas! – tudo seria muito simples. Em nossa sociedade de consumo, sucesso, dinheiro, fama, etc. são considerados fortíssimos valores sociais. Podemos até assegurar que grande parte da população prima por esses valores, mas o interessante é que nem todos adquirem motivação. Pense nisso: Quantos indivíduos que, por motivos sérios de saúde são conscientes da necessidade de se empreender um regime alimentar, mas não conseguem adquirir motivação para esse intento, isto é, não conseguem dar sequência ao tratamento, necessitando do apoio de terceiros, de condições ambientais favoráveis, força, orientações e estímulos para manter o “sofrido” regime.

    Outra forte questão gira em torno do mito de que qualquer ação motivada é sempre positiva, construtiva, produtiva, favorável mesmo. Ora, de acordo com as teorias psicológicas acadêmicas, a conduta motivada caracteriza-se por ser independente, persistente e sempre voltada para finalidades bem específicas. Assim, como não admitir que assassinos em série possam não apresentar motivação? E o que dizer de um colaborador altamente resistente às regras e muitos dos procedimentos? – pensem nisso!
    A Motivação não pode ser encarada como um estado que se generaliza por todos os aspectos do comportamento humano. Isto quer dizer que não é possível a pergunta: “Afinal, ele está ou não motivado?”. Considero como grande equívoco essa posição. A Motivação é sempre uma ação que se inscreve para alvos bem determinados. Exemplo: você pode apresentar motivação para realizar algumas atividades da sua função e não para outras da sua colocação; você pode estar motivado para o consumo de bens materiais e não para trabalhar todos os dias. Você pode apresentar motivação para os estudos, mas não estar motivado para entabular relacionamentos harmoniosos com o pessoal da sua classe; Você até pode estar motivado para viajar, mas não para frequentar e estudar as aulas de matemática, e assim por diante. A Motivação é prescrita essencialmente sobre certos temas, coisas ou objetos específicos. Nesse sentido digo que ela é “departamentalizada”.
    Outro ponto: o comportamento humano não é caracterizado apenas por dois estados distintos: estar motivado ou desmotivado; satisfeito ou desanimado; triste ou feliz – pura ciclotimia. É inimaginável pensar que funcionamos dessa forma. Pense e concordará comigo – é muito estranho e até ingênuo esse tipo de raciocínio.
    E o que falar do termo Automotivação? Pura tautologia, não é mesmo?
    O mercado repete insistentemente o seguinte pensamento: “Ninguém motiva ninguém, mas os líderes precisam fornecer condições para que as pessoas possam despertar sua motivação”. Eu pergunto: isso faz sentido? É lógico? Dá para compreender?
    Os estímulos do meio ambiente são incontáveis e, de uma forma ou de outra, estamos sempre respondendo a eles e sofrendo transformações. A Socialização e o Condicionamento é um fato. E mais, pessoas motivadas são também fortemente influenciadas por eventos corriqueiros, principalmente quando o objeto de sua motivação é encontrado no meio ambiente. Imagine um colecionador numa feira nacional de discos e afins, onde ele pode encontrar produtos que são em essência forte razão da sua motivação. É claro, líderes necessitam estimular e reforçar constantemente as atuações da turma e orientá-los para as execuções. Mas essa Estimulação ou Condicionamento representa apenas o primeiro passo – o que já denota empreitada muito difícil para a maioria dos gestores. E sabem por quê? Porque grande parte dos executivos estão condicionados e não motivados para implantar seguidamente esse dinamismo no ambiente.
    Repito, Condicionamento ou Movimento é um fenômeno do comportamento humano muito diferente da Motivação. No Condicionamento as ações são impulsionadas e mantidas pela presença dos estímulos do meio ambiente, enquanto na Motivação os comportamentos são de certa forma bem independentes de qualquer força externa. Indivíduos motivados são tenazes em seus intentos superando até grandes adversidades por essas condutas. E repito, não é de admirar que superestimamos esse estado comportamental!
    Interessante mencionar que, se o Condicionamento é uma forma de incentivo do comportamento humano, esse fenômeno não pode guardar semelhança alguma com o que é entendido como “Motivação Extrínseca”. Como é possível o uso do termo “Motivação” Extrínseca para o que não consideram como ação motivada? A simplicidade deste raciocínio está justamente na diferenciação dos vetores, externo e interno – garanto que o conceito da Motivação precisa ser revisto sob outra ótica teórica que, em minha opinião já se mostrou insustentável.

    Palestras ou qualquer outro tipo de evento, quase sempre estimulam e energizam a ação da maioria dos ouvintes. É fato que essa nova energia ativa e impulsiona as condutas, aumentando o empenho, mas diga-se, por tempo determinado – e isso é normal e esperado. São comportamentos que surgem em função da novidade que foi inscrita no ambiente. Mas, com a passagem do tempo a força de influência da palestra vai sendo enfraquecida e, consequentemente, os esforços vão decrescendo. A isto chamamos de Processo de Adaptação.
    É importante ressaltar que esse mecanismo não ocorre quando observamos um comportamento motivado, onde o empenho tende a ser bem mais resistente mesmo com a passagem do tempo.
    Muitos dos executivos não conhecem esse processo e esse é um dos motivos pelos quais experimentam enormes frustrações ao enviar a equipe para esses eventos.
    Outro ponto: ter simplesmente motivos, mesmo que fortes, em nada garante comportamento motivado. Se esse pensamento procedesse não teríamos maiores problemas em motivar, não é mesmo?
    Obrigada,
    Angela Paes!

    Angela Paes em 08 de dezembro de 2014 - 12:25

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