May
18

3 dicas matadoras sobre como escrever bem

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
17 de maio de 2015 - 14:02

3-dicas-matadoras-sobre-como-escrever-bem-televendas-cobranca

Escrever bem é pré-requisito fundamental de qualquer estratégia de marketing. Mas, isso não é tarefa tão fácil quanto parece. A boa notícia é que existem algumas dicas que podem nos ajudar. E é sobre isso que falaremos neste artigo

Por: Vanessa Alkmim

Capturar a atenção do seu leitor, para que ele aja como você espera com a call-to-action não é uma tarefa fácil.

Você precisa seguir três etapas:

  • Despertar seu interesse através de um bom título, para que ele comece a ler o seu artigo;
  • Envolvê-lo com um texto que o guiará de parágrafo em parágrafo;
  • Fazê-lo agir de acordo com uma call-to-action no final do texto.

Cada uma dessas etapas é fundamental para o todo, mas muitos autores acabam perdendo leitores no meio desse caminho. E, se você não fornecer um bom texto para leitura, você também perderá.

Por isso que escrever bem deve ser pré-requisito fundamental de qualquer uma de suas estratégias.

Como eu já disse, não é tarefa fácil.

Mas a boa notícia é que existem técnicas simples para ajudá-lo nessa missão de como escrever bem.

Vamos conferir algumas dicas:

DICA #01: USE PALAVRAS PERSUASIVAS QUE MEXEM COM A MENTE

Você sabia que existem algumas palavras poderosas que chamam nossa atenção, mesmo que inconscientemente?

Uma dessas palavras é “você“. Embora esse texto fora escrito para todos os leitores do Administradores, usar a palavra “você” é uma forma muito efetiva de trazer a comunicação coletiva para “um-para-um”.

Essa é uma relação que aproxima o leitor do autor, pois transmite a sensação de exclusividade e proximidade.

O uso de palavras poderosas no seu texto irá agir para chamar a atenção do leitor e fazê-lo tomar alguma ação, mesmo que seja continuar lendo o seu texto.

Outras palavras persuasivas que mexem com nossa mente:

  • Porque (garante sentido ao seu argumento, mesmo que o leitor não concorde com ele)
  • Grátis (quem não gosta de materiais grátis e de qualidade?)
  • Novo (a evolução nos ensinou que o novo é melhor do que o antigo)
  • Agora (desperta um senso de urgência na tomada de decisão)

Aqui (muito efetivo quando você usa a combinação “clique aqui” para um link)

DICA #02: REVISE A ORTOGRAFIA DO SEU TEXTO

Você quer irritar o seu público? Então deixe de lado a hortografia do seu texto.

Concerteza, pra mim escrever bem, fazem 10 anos de prática, mais, derrepente, este seje um dos melhores textos escrevidos des de o início. Porisso, agente deve sempre continuar aprendendo.

Com tantas regras e mudanças na língua portuguesa, as chances são grandes que o seu texto tenha um erro aqui ou ali, principalmente quando ele é bem extenso.

Erros pequenos que são perdoáveis…

Porém, cometa alguns dos erros graves ilustrados acima e seu leitor sairá correndo do seu site ou blog.

Uma dica extra: Se possível, não revise seu texto logo após escrevê-lo. Deixe algumas horas (ou até dias) passarem para fazer uma leitura e filtragem melhor do texto.

DICA #03: SEMPRE TENHA UMA CALL-TO-ACTION BEM DEFINIDA

Todo texto precisa de uma chamada para ação (call-to-action).

O que você deseja que o leitor faça assim que ele terminar de ler o seu artigo?

  • Inscrever o email dele na sua lista de email?
  • Deixar um comentário?
  • Compartilhar nas redes sociais?
  • Clicar em um link para conhecer melhor sobre um produto/serviço seu?
  • Continuar lendo outro artigo no site?

Não importa qual seja o seu objetivo, ele precisa estar muito claro, sendo impossível o leitor passar por ele despercebido.

Pois bem, acabei de compartilhar com você as técnicas que usamos nos nossos artigos, mas elas são apenas uma amostra.

Para receber ainda mais dicas, te convido a ler o artigo completo com as 19 brilhantes dicas sobre como escrever bem e melhor.

Forte Abraço!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: