
Dispositivos e aplicativos móveis já fazem parte da rotina de trabalho de empresas de todos os portes no Brasil e no mundo. Não dá mais para viver sem eles.
A grande questão é como gerenciar infinitos equipamentos espalhados nas mãos de tantos colaboradores e ainda ter as despesas controladas.
Separamos algumas dicas para ajudar na redução de despesas com estes equipamentos.
1. ACOMPANHE O USO DE DADOS
As empresas criaram novas práticas de trabalho para se adaptar a esse boom da tecnologia; no entanto, as áreas de TI precisam estar atentas quanto ao uso dessas tecnologias. Quem usa? Quando? Como? Por quê? Que dados são utilizados?
O uso de dispositivos e aplicativos móveis já é amplo, e a tendência é que aumente ainda mais; portanto, faz-se urgente que as empresas mantenham o controle sobre o uso desses equipamentos.
Segundo uma pesquisa da MobiForge, o uso de equipamentos móveis deve crescer 20 vezes, ainda de acordo com a empresa, usuários baixam, em média, 3,3 GB mensalmente em seus celulares.
Nesse contexto, gestores de TI precisam manter o controle sobre essas interações. Saber como estes dados estão sendo usados é fundamental para planejar orçamentos, gastos e investimentos no setor.
2. ACOMPANHAMENTO DE USO DE ROAMING
Um usuário está em roaming quando usa seu smartphone ou seu celular fora da área coberta por sua operadora, e isso tem custos, muitas vezes inevitáveis – já que funcionários precisam se deslocar de sua região para trabalhar. Conheça as estatísticas sobre roaming:
- 37% das empresas pesquisadas pela MobiForge gastam mais de US$ 1 mil por mês por usuário com roaming;
- Grandes empresas chegam a gastar US$ 20 milhões por ano em tarifas de roaming.
Algumas companhias tentam reduzir ou cortar esses custos, desativando dados em roaming para funcionários. Mas isso pode comprometer a produtividade.
O acesso a dados permite que os funcionários que estão viajando trabalhem fora do escritório.
A melhor escolha é a criação de filtros de roaming, que possam bloquear aplicações não-comerciais, como as redes sociais, ou estipular um limite sobre o uso de dados diariamente.
3. NÃO IGNORE A TENDÊNCIA BRING-YOUR-OWN-DEVICE (BYOD)
BYOD é um termo que descreve a tendência de profissionais levarem seus dispositivos pessoais para desempenhar atividades profissionais.
Embora possa parecer uma economia de custos, já que as empresas não precisam investir nesses equipamentos, a prática revela gastos extras, pois é muito difícil gerenciar o uso dos aparelhos particulares. Como administrar algo que não lhe pertence?
Empresas têm buscado diferentes formas de lidar com isso. Algumas oferecem aos funcionários um orçamento para gastar com telefone; outras oferecem pagamento parcial das contas de telefone. Há outras que não pagam nada, e opostamente, há as que pagam na íntegra a conta de telefone dos funcionários.
De acordo com um estudo da iPass, 57% de empregados pesquisados tiveram suas contas de smartphones pagas integralmente pela empresa. Mas isso não é regra, e o custo pode comprometer as finanças de uma organização.
Empresas precisam ter políticas de gerenciamento para BYOD.
4. FLEXIBILIZE O USO DE SERVIÇOS GERENCIADOS
Há softwares que apoiam empresas durante todo o ciclo de vida de dispositivos móveis. Entre os serviços oferecidos, estão:
- Gerenciamento do uso de aplicativos móveis por especialistas;
- Gerenciamento dos custos e do ciclo de vida de dispositivos e aplicativos móveis, desde a compra até o fim de sua vida útil;
- Proporcionar redução de custos através de economias de escala.
Sistemas de gerenciamento de despesas de telecomunicações podem fornecer soluções inovadoras às empresas de gestão de TI e ajudá-las a rastrear seus ativos.
Com equipes e sistemas de gerenciamento ideais para cuidar de sua TI, sua empresa pode dedicar-se à sua principal atividade, sem desgastes, sem custos extras e sem estresse.
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