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12 de abril de 2016 - 18:02

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O Prof. Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk, listou 5 dicas básicas que podem garantir uma melhor boa impressão em grandes momentos de tensão

Todos sabemos que a apresentação de um produto ou empresa para um prospect ou cliente deve ser realizada da forma mais impecável possível. Isso para garantir o sucesso do negócio e a compreensão da mensagem, claro. No entanto, o representante deve seguir regras básicas para esse obter sucesso, como estar plenamente alinhado com as políticas da empresa, ter um discurso conciso e bem elaborado, além de um excelente preparo emocional capaz de evitar deslizes.

Reuniões de negócios são capazes de, entre outras coisas, alavancar carreiras de executivos com o dom da oratória e persuasão. Porém, sabemos que quando a língua falada não é a nativa, a tensão nos encontros é maior que o normal.

Para auxiliar profissionais que sofrem dificuldades ao participar de reuniões de negócios em outros idiomas, o Prof. Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk, detentora da rede de idiomas PBF, listou 5 dicas básicas que podem garantir uma melhor boa impressão em grandes momentos de tensão, confira:

1) Conhecimento – Se você não sabe o significado da palavra, não a utilize em contexto algum, pois pode soar muito mal. O erro de muitos profissionais é empregar erroneamente palavras que não conhece. Entre as expressões mais conhecidas do inglês estão: approach = abordagem; budget = orçamento; business plan = plano de negócios; core business = principal negócio da empresa; deadline = prazo final; expertise = conhecimento em determinado mercado; feedback = retorno; gap = lacuna; hands-on = participação ativa; know-how = conhecimento; skills = habilidades; target = público-alvo, entre outras.

2) Frases curtas e claras – Outra forma para driblar o nervosismo e a barreira do idioma é optar por frases curtas como, por exemplo, quando se deseja iniciar a reunião e todos os participantes falam inglês, o ideal é dizer: “Let’s get started, please” ou “Shall we begin/start?” Se quiser explicar o motivo da reunião: “We are here today to…”. Deste jeito, dificilmente irá se atrapalhar.

3) Recursos visuais – As apresentações com slides, infográficos, vídeos e amostras físicas de produtos também são grandes aliadas, pois facilitam na transmissão da mensagem, principalmente quando há a necessidade de fazer comparações e demonstração de dados estatísticos em outro idioma. Além disso, em alguns casos, podem ser utilizadas imagens e ícones, sem a necessidade de tradução do significado. Mas atenção, esse material deve ser objetivo e autoexplicativo. Evite apresentações longas e cheias de texto.

4) Conference call – Hoje, com a internet e o telefone fixo ou móvel é possível realizar reuniões com o mundo inteiro sem precisar sair do lugar. Isso, graças à diversidade dos meios de comunicação. A conference call é perfeita para driblar nervosismo, evitar atrasos e otimizar tempo, além de facilitar no caso de ser necessária uma pesquisa rápida.

5) Trabalho em equipe – Em reuniões mais estratégicas o ideal é que o profissional sempre leve mais alguém da equipe com o mesmo nível do idioma ou superior, para sentir-se mais seguro e autoconfiante. Mas atenção, o companheiro deve ter domínio da língua em questão, para que os dois trabalhem em equipe, um completando o outro.

“Há casos de profissionais considerados qualificados que possuem excelente fluência em outra língua estrangeira, mas que acabam se atrapalhando em reuniões consideradas estratégicas, que exigem outro idioma. Isso, porque muitos não estão preparados, seja pelo nervosismo ou por falta de conhecimento dos jargões do universo corporativo. Por isso, devem estar sempre atualizados e ter domínio do assunto para evitar deslizes”, explica o Professor da PBF, Elvio Peralta.

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