Nov
07
06 de novembro de 2019 - 17:01

5-ferramentas-essenciais-para-negocios-de-qualquer-porte-televendas-cobranca-1

Conheça algumas das principais alternativas para gerar inovação, alcançar metas e faturar alto.

Diante do atual cenário, é praticamente impossível prever como ficará o ambiente de negócios brasileiro. Os consultores recomendam fazer planos com três enfoques diferentes: pessimista, conservador e otimista.

“As empresas devem estar preparadas para o que pode dar errado, e definir alternativas no caso de uma variação acentuada de câmbio, por exemplo, ou da necessidade de renegociar com colaboradores”, afirma Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers.

O planejamento estratégico reduz o impacto de fatores imprevisíveis, garante o controle sobre os negócios e permite correções de rumo. “O objetivo é obter uma visão panorâmica da empresa para escolher a melhor rota a seguir”, diz Eduardo Bezerra, da consultoria Exection. “Conhecer as vulnerabilidades é o primeiro passo para se precaver”, afirma Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper.

Abaixo, confira cinco ferramentas essenciais para negócios de qualquer porte:

GPD

O gerenciamento pelas diretrizes é voltado primordialmente para gerentes, coordenadores e analistas. É um método com ênfase na disciplina e na inovação. Desenvolve o planejamento passo a passo, com flexibilidade para possíveis mudanças.

BSC

Os mapas de causa e efeito do Balance Scorecard fragmentam a empresa em mais de 20 etapas em cascata para compreensão clara do funcionamento de cada área. É recomendada para empresas médias e grandes, com estrutura mais complexa.

Swot

Ferramenta de análise do cenário que fornece elementos para o planejamento estratégico de empresas de qualquer tamanho. Faz um diagnóstico do negócio, evidenciando seus pontos fortes e fracos e mostrando possíveis riscos e oportunidades.

Canvas

Este modelo prevê sete passos de gestão no processo de criar e entregar valor para o cliente. COm os dados, é montado um quadro com foco no produto, ajudando a responder perguntas sobre o seu diferencial, os custos de produção e o mercado a ser atingido.

OKR

Metodologia que fornece um conjunto de metas inter-relacionadas a ser alcançadas – significa “oportunidades e resultados-chave” em inglês. É voltada para o aumento de produtividade e orienta os profissionais da empresa na otimização dos esforços.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: