Apr
19
18 de abril de 2018 - 18:02

5-livros-pensar-fora-caixa-inovar-televendas-cobranca

Por: Ricardo Pereira

Todos os dias recebo e-mails e mensagens sensacionais dos leitores do Dinheirama. Além de assuntos ligados à educação financeira, cada vez mais surgem pessoas buscando sugestões de leitura que possam acrescentar conhecimentos sobre negócios e vida pessoal.

Os pedidos em alguns casos utilizam o desejo “quero um livro que me faça pensar fora da caixa” ou ainda “quero enxergar o mundo dos negócios de maneira mais ampla para alcançar o sucesso”.

Eu sou apaixonado pela leitura e boa parte do meu dia passo lendo, por isso sempre que surge a oportunidade de sugerir ou indicar livros, fico extremamente feliz, afinal os livros são uma das ferramentas mais oportunas e simples para quem busca atualização profissional, novos conhecimentos e experiências transformadoras.

O que significa a expressão “ pensar fora da caixa”?

A expressão “pensar fora da caixa” é um dos ensinamentos mais divulgados por pessoas que trabalham nas áreas de motivação e divulgação de negócios. Esse pensamento, que foi usado pela primeira vez pelo americano John Adair no ano de 1969, acabou sendo rapidamente “absorvido” pelas pessoas e introduzido em temáticas de apoio e desenvolvimento da motivação das pessoas.

Esse pensamento, que pode ser comumente encontrado em livros para “pensar fora da caixa”, tem o objetivo de influenciar as pessoas para que saiam da sua zona de conforto e que busquem mudar suas rotinas (ou flexibilizá-las de modo mais inteligente).

O “pensar fora da caixa” tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar perspectivas diferentes das ideias e ações costumeiras e, dessa forma, conseguir resultados diferentes para as suas situações cotidianas e anseios.

Abaixo listo algumas leituras que caminham no sentido de apresentar situações tidas como verdades absolutas, interpretadas com um olhar mais claro e objetivo por parte de diferentes autores:

“Fora de Série”, de Malcom Gladwell

O livro “Fora de Série” (clique para detalhes), escrito por Malcolm Gladwell, é uma das obras mais indicadas para quem quer entender os motivos que levam algumas pessoas ao sucesso e outras não.

Muitos dos estudos do livro foram feitos com base em personalidades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, pessoas que tiveram um desempenho acima da média nas atividades que desenvolveram.

No livro, Malcolm Gladwell explica que ninguém consegue o sucesso somente por suas “próprias forças”; o sucesso, via de regra, é conquistado, segundo o autor, por uma conjuntura de fatores, como vantagens ocultas, heranças culturais, famílias poderosas, interesses ocultos, entre outros.

“A arquitetura da felicidade”, de Alain de Botton

O escritor Alain de Botton é um dos autores que trabalharam com pensamento de “pensar fora da caixa” e na sua obra sobre o assunto ele procura mostrar que o ambiente onde vivemos é um dos principais influenciadores de nossa vida.

Para esse autor, a “arquitetura da vida” é capaz de estragar ou melhorar a vida profissional ou pessoal das pessoas, o que se traduz em como e porquê escolhemos e como lidamos com as consequências desse processo. Tudo isso está descrito em “A arquitetura da felicidade” (clique para detalhes).

“Freakonomics – O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos afeta”, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

O livro “Freakonomics – O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos afeta” (clique para detalhes) é uma das obras mais conceituadas que falam sobre o ensinamento de “pensar fora da caixa” no mundo dos negócios.

Este livro foi escrito com diversos dados estatísticos, exemplos e ferramentas. É recomendado para pessoas que querem novas perspectivas sobre o mundo dos negócios e não aceitam tão facilmente alguns conceitos do mercado.

“O Poder de Pensar Fora da Caixa” de William N. Thorndike Jr.

O livro “O Poder de Pensar Fora da Caixa” (clique para detalhes) é uma obra reconhecida sobre o ensinamento de fazer diferente, surpreender e ser surpreendido. No livro, o autor apresenta um relato com lições de 8 executivos do mundo dos negócios que superaram problemas que pareciam aparentemente impossíveis de serem solucionados.

Na obra, são expostas as características e métodos que ajudaram esses líderes alcançar um desempenho excepcional. William N. Thorndike Jr. compartilha suas pesquisas e experiência ao apresentar histórias reveladoras, lições indispensáveis e um modelo alternativo para todos os interessados em liderar ou criar uma empresa de sucesso espetacular.

“Tempo de pensar fora da caixa”, de Ricardo Neves

No excelente “Tempo de pensar fora da caixa” (clique para detalhes), os leitores irão se deparar com um material cheio de reflexões e análises que foram exploradas com base em questões cruciais que podem aprisionar as pessoas.

O livro mostra algumas das lições que as organizações devem desenvolver para poder alcançar o auge da economia de conhecimento, que é, segundo o autor, uma das “fortalezas” do mundo dos negócios no século XXI.

Conclusão

A leitura é um dos grandes diferenciais para quem busca “pensar fora da caixa”. O acesso a pensamentos diferentes, que em muitos casos colidem com que consideramos apropriado, é um ganho inesgotável para quem quer sobressair e fugir do senso comum.

Os 5 livros sugeridos acima são um convite para que você possa iniciar uma nova trajetória, sem verdades absolutas e com muito aprendizado. As sugestões são absolutamente pessoais (nada de publicidade) e minha intenção é oferecer a você um pouco do que eu gosto de ler. Obrigado e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: