Apr
10
09 de abril de 2024 - 17:00

5-maneiras-de-estimular-a-criatividade-na-empresa-e-promover-a-inovação-televendas-cobranca-2

Por que estimular a criatividade na empresa é tão importante?

Mais do que seguir metodologias e técnicas bem-sucedidas para guiar as estratégias e a gestão de uma empresa, é necessário permitir que nossa mente também seja capaz de criar e inovar!

Isso porque, atualmente, o diferencial é o aspecto mais importante de um negócio. É por meio dele que as empresas podem se destacar e ganhar vantagem competitiva.

Para isso, no entanto, às vezes é preciso ser disruptivo e fugir do senso-comum.

Você deve ter percebido que a criatividade é uma habilidade que tem sido cada vez mais requisitada para diversos cargos dentro da empresa.

Por meio dela , uma equipe pode encontrar soluções para os problemas de maneira mais rápida e assertiva. Além disso, processos internos têm melhorias significativas que impactam tanto a produtividade da equipe, quanto a experiência do cliente.

A comunicação interna também é valorizada pela criatividade.

Você verá, mais adiante no artigo, que uma das maneiras para estimular a criatividade e inovação nas empresas é praticar a escuta ativa.

Com esse exercício, os gestores podem estimular os colaboradores a ouvirem seus colegas e seus clientes com mais atenção. Ao escutá-los, novas ideias podem surgir e colaborar com a resolução de problemas de forma criativa.

Além disso, a criatividade pode:

aumentar a competitividade da empresa;

auxiliar a resolução de conflitos;

melhorar a comunicação com os clientes;

elevar a capacidade de adaptação da organização;

promover maior colaboração entre os funcionários;

facilitar o alcance dos objetivos e metas.

5 dicas sobre como estimular a criatividade e inovação nas empresas

Como você pôde perceber, a criatividade dos colaboradores é vital para o sucesso de um negócio.

A seguir, conheça cinco maneiras para estimular a criatividade e inovação nas empresas:

1. Prepare treinamentos

Os treinamentos são práticas que envolvem todos os membros de uma equipe para que aprofundem seu conhecimento sobre determinados temas.

Caso esta seja a primeira vez que você está tratando a criatividade na sua empresa, introduza-a de maneira mais leve.

Um treinamento mais teórico pode ser uma maneira para esse fim.

Busque um profissional que domine o assunto (dentro ou fora da sua empresa) e que possa inspirar os participantes a pensarem um pouco mais “fora da caixinha”. Existem técnicas específicas para isso, como:

associação de ideias;

brainstorming;

mapa mental;

inversão de hipóteses.

Estes são exemplos de criatividade e inovação nas empresas estimuladas por ferramentas.

É interessante que, durante o treinamento, os colaboradores sejam apresentados a estas ferramentas para as utilizarem em seu dia a dia.

2. Estimule as ideias, sem julgamentos!

É essencial que, ao estimular a criatividade na empresa, os gestores e líderes deem voz às novas ideias.

Mas para que isso ocorra de maneira segura para os colaboradores, é necessário que a liderança não julgue, puna ou menospreze as ideias que, à primeira vista, podem parecer inadequadas.

O ambiente de trabalho precisa dar abertura para que todos os funcionários, independentemente de sua hierarquia, tragam novas perspectivas para as estratégias da empresa.

Com o tempo, as ideias podem tomar formas melhores e os colaboradores, por sua vez, se sentem mais confiantes para deixar sua mente fluir.

3. Desenvolva uma liderança inspiradora

Os líderes são peças-chave para estimular a criatividade na empresa.

Se um líder se mostra cético, muito apegado aos processos e pouco receptivo às inovações, seus liderados certamente se preocuparão  em não sair da linha tradicional de trabalho, o que inibirá completamente sua criatividade.

Portanto, preocupe-se em desenvolver líderes que estejam preparados para escutar novas abordagens e novas propostas.

Se necessário, considere aplicar um treinamento para que sejam mais adaptativos e exercitem a escuta ativa.

4. Estimule a autonomia dos colaboradores

É impossível ser criativo sob uma microgestão.

Acompanhar minuciosamente cada atividade e decisão dos funcionários também contribui para que essa habilidade seja deixada de lado.

Por essa razão, é importante que tenham espaço para mais autonomia em sua rotina.

Assim como falamos no tópico anterior, o apego excessivo nos processos dispensa qualquer possibilidade de encontrar caminhos melhores para atingir objetivos e entregar resultados.

Então, certifique-se de que seus funcionários se sintam à vontade para executar seus trabalhos com mais personalidade.

5. Incentive a escuta ativa

Bem como mencionamos anteriormente, a escuta ativa também é fundamental para que todos tenham voz.

Por outro lado, novas ideias geram mais ideias. Nesse sentido, todos da empresa devem se atentar às ideias de seus colegas. Assim, podem encontrar a oportunidade de complementar percepções e criar algo ainda mais interessante para a empresa.

Isso também os incentivará a escutar mais cuidadosamente seus clientes. A partir dos feedbacks fornecidos por eles, os colaboradores poderão perceber em quais aspectos a empresa pode melhorar, e assim, descobrir caminhos criativos para melhorar a experiência do cliente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: