Dec
02
01 de dezembro de 2013 - 17:27

5-qualidades-de-quem-tem-vocacao-para-ser-coach-profissional-televendas-cobranca

Pensando em atuar profissionalmente como coach? Confira se você tem o perfil certo para seguir na profissão

Por: Camila Pati

Seja como primeira ou segunda carreira, o coaching tem atraído muitos profissionais e é uma das atividades em franca expansão no mundo corporativo. Basta digitar a palavra coach no Google para confirmar a o crescimento da oferta de serviços no Brasil.

Para o master coach Homero Reis, ainda há muito espaço de atuação para novos coachs. “A sensação que eu tenho é que o crescimento vai estabilizar, mas há demanda reprimida”, diz.

Ele é um dos coachs que apostam também na formação destes profissionais. A Homero Reis e Consultores é a única instituição a oferecer uma pós-graduação com foco exclusivo na formação de coachs ontológicos que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas será que a carreira é para todo mundo? Foi isso que EXAME.com foi investigar com o especialista. Como saber se o seu perfil é adequado para a plaquinha de coach na mesa?

De acordo com ele, são 5 as características fundamentais que compõem o perfil comportamental de uma pessoa com vocação para ser coach. Confira quais são:

1 – Curiosidade

O curioso tem dúvidas, quer saber, vai procurar, é em última instância um interessado no mundo das ideias e das coisas. “A curiosidade leva ao aprendizado”, diz Homero Reis. Querer saber como as coisas funcionam é um dos pilares do comportamento do futuro coach. “Pessoas curiosas geralmente gostam dos processos de aprendizagem”, diz Reis.

2 – Gostar de ajudar os outros

Não basta só ter interesse pelo que é humano, é preciso gostar de ajudar. Afinal, o compromisso com o outro é uma característica marcante de qualquer coach de sucesso. “São pessoas que têm vocação natural para ajudar as pessoas e as organizações, ou seja, com vocação para servir”, diz Reis.

3 – Base ética

“Quando não há base ética, os problemas de relacionamento tomam proporções devastadoras”, diz Reis. Por isso, qualquer profissional que se proponha a oferecer serviços de coach precisa ter profunda e sólida base ética, segundo o especialista. “É essa a base da construção de relações saudáveis entre as pessoas”, lembra Reis.

4 – Compromisso com valores sociais e das organizações

De acordo com Reis, outro ponto de atenção na hora de identificar no candidato o perfil necessário para a atuação profissional como coach está relacionado ao compromisso dele com os valores sociais e das organizações. “É o que a gente chama de compromisso com os valores da humanidade”, diz ele.

5 – Respeito pela técnica

Não dá para rasgar todo o modelo técnico aprendido e agir como bem entender dentro da sua sala. A atuação do coach é regida por um modelo técnico e o profissional deve estar preparado para trabalhar de acordo com os preceitos existentes. “Precisa ser uma pessoa comprometida com a técnica”, destaca Reis.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Olá.

    Tenho 23 anos e ainda não consegui encontrar uma profissão na qual me chame a atenção.
    Trabalho em uma empresa na área comercial.
    Conforme o artigo acima, acredito que possuo tais qualidades. Gostaria de ajuda para que eu possa expandir minhas ideias, tenho interesse nesta profissão de muita motivação.

    Jhenifer Gonçalves em 13 de março de 2019 - 17:43

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: