Oct
24

6 erros comuns ao se chefiar um introvertido

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
23 de outubro de 2016 - 14:02

6-erros-comuns-ao-se-chefiar-um-introvertido-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

O comportamento dos introvertidos no trabalho é alvo frequente de preconceitos e equívocos.

Algumas das suas características mais marcantes, como o predomínio da escuta sobre a fala, são vistas como sinais de timidez ou insegurança. É bem o contrário: esses traços podem ser até diferenciais competitivos para a carreira desses profissionais, segundo especialistas.

No entanto, o potencial de um introvertido pode ser desperdiçado se o seu chefe não souber lidar com a sua personalidade.

Diante disso, a psicóloga norte-americana Marla Gottschalk listou no LinkedIn algumas das falhas frequentemente cometidas por chefes de profissionais com esse perfil.

“Os introvertidos exigem condições de trabalho ligeiramente diferentes para terem um bom desempenho, e não é difícil se tornar mais sensível às necessidades deles”, escreve ela.

Veja a seguir algumas posturas da chefia que atrapalham o rendimento desse profissional, segundo Marla:

1. Exigir respostas imediatas

Um dos traços típicos do introvertido é que ele precisa de algum tempo para processar informação e elaborar seus pensamentos. Por isso, não é aconselhável pedir suas opiniões “no susto”. Se o chefe for capaz de esperar um pouco, terá respostas muito mais ricas e ponderadas do seu funcionário.

2. Dar feedback publicamente

Na visão de Marla, pessoas reservadas não se sentem à vontade com comentários feitos na frente de toda a equipe – mesmo se forem positivos.  “Muitos prefeririam pular de um precipício a virar o centro das atenções de repente”, escreve. Segundo ela, é melhor é avisá-los antecipadamente que estão prestes a receber um prêmio ou elogio em público.

3. Acreditar que ele não gosta de trabalhar em equipe

Ao contrário do que muitos chefes pensam, o introvertido não é incapaz de produzir em grupo. Só é necessário respeitar sua necessidade de trabalhar individualmente antes das reuniões e atividades em equipe. Isso porque, antes de se lançar à discussão, esse profissional precisa de tempo e calma para “ruminar” suas ideias.

4. Não oferecer privacidade

Escritórios sem paredes são um desafio para a concentração de qualquer um. Que dirá dos introvertidos. Bons gestores prestam atenção às necessidades de seus funcionários, e devem garantir a existência de espaços silenciosos e tranquilos no escritório para os que têm esse tipo de personalidade.

5. Supor que ele não tem nada a dizer

É fato que o introvertido tende a falar menos no ambiente de trabalho. Isso não quer dizer que ele não tenha ótimas ideias. Para evitar que suas contribuições sejam perdidas, o chefe deve tomar a iniciativa na comunicação. “Mande emails, pergunte como os projetos estão indo, combine reuniões semanais de acompanhamento”, aconselha a especialista.

6. Subestimar sua capacidade de liderança

Não é raro que a postura reservada desses profissionais seja interpretada como insegurança e hesitação. No entanto, diz Marla, diversas pesquisas mostram que os introvertidos são mais abertos à diferença de opiniões e, por isso, tendem a tomar decisões mais fundamentadas. “Para mim, isso parece ser a matéria-prima perfeita para um líder”, escreve ela.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: