
Por: Marco Franzolim
Você precisa passar credibilidade na sua apresentação? Veja aqui os erros mais comuns cometidos por apresentadores que buscam transmitir credibilidade.
A construção de um discurso ou do texto da sua apresentação não pode deixar dúvidas sobre o que você quer transmitir no palco. Quando começamos a pensar no planejamento de uma apresentação, identificamos pontos importantes como objetivo da apresentação, a reação que ela deve gerar no público-alvo, quem é esse público-alvo, etc.
Todo esse estudo é montado para evitarmos entropia. A palavra entropia é bastante conhecida na área de física, representa a perda de energia em forma de calor em alguns processos. Na comunicação, entropia tem a ver com a perda de comunicação ou a dispersão dela. A entropia pode representar perda de informação, mas também a comunicação transmitida de maneira errada. Gestos, argumentos, exemplos, imagens, que quando colocadas na sua apresentação podem transmitir a mensagem errada para o seu público. Palavras e termos também. Veja abaixo as palavras e erros que podem acabar com a sua imagem em uma apresentação.
1. Incertezas
A nossa cultura pede humildade. E muitas vezes levamos essa humildade para o palco. Usar termos como “mais ou menos”, “algo como”, “perto de” tiram a sua credibilidade. Se a sua apresentação estiver cheia delas, pode passar uma imagem de um profissional incerto.
2. Humildade e auto depreciação
Tome cuidado com termos que te depreciam. Começar uma apresentação com o termo “eu só gostaria de dizer que” te deprecia como apresentador. Outras como “é apenas a minha opinião” também. Se você precisa passar credibilidade, fuja da auto depreciação.
3. Sons de pensamento
Acontecem quando você está nervoso, pensando no seu conteúdo e quando precisa trocar de assunto, mantém o som de “hummmm” ou similares, preenchendo o espaço entre as falas. O problema, para a sua plateia, é que esse tipo de som conota que você está perdido, tentando achar as melhores palavras para a sua frase. Passa a impressão de que não se preparou, ou não conhece o conteúdo a fundo.
4. Palavras de perdão
Toda vez que você pede desculpas, se coloca “abaixo” do seu público. Frases como “me desculpem, mas essa é a minha opinião”, não garantem a força da sua opinião. Se você pede desculpas sempre, abre o precedente para que, se estiver errado, tudo bem. E se a plateia percebe que você tem dúvidas sobre seu conteúdo, ela não lhe dará credibilidade.
5. Slides no lugar errado
Se você precisa provar um argumento na sua apresentação, e nessa construção, passa por slides que estão posicionados no lugar errado (mostrando para a sua plateia que ele não deveria estar ali), você acaba perdendo a lógica da argumentação e sua plateia percebe isso, não seguindo mais os seus passos.
6. Não-verbal discordando da mensagem
Se o seu não-verbal não tem conexão com a sua mensagem, o público tende a esquecer a mensagem e prestar atenção somente no gestual. Pense em um apresentador que se posiciona encostado na parede, perna cruzada sobre a outra, braços também cruzados, e olhar agressivo falando sobre um assunto bem humorado. Não funciona e confunde a mente da audiência. “Algo aqui não está correto”, vão pensar. E quando isso acontece, a credibilidade não funciona mais.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.