Feb
23

Como conquistar sua audiência em uma apresentação?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
22 de março de 2017 - 18:02

Como-conquistar-sua-audiencia-em-uma-apresentacao-televendas-cobranca

Por: Marco Franzolim

Sabe aquele medo de falar em público? Talvez seja porque você está dando muito poder para a audiência.

Falar em público não o tipo de atividade que todos nascem sabendo, tampouco confortáveis em realiza-la. Nos preocupamos, principalmente, com o julgamento que farão de nós quando a Apresentação terminar – e ninguém gosta de ser julgado.

Pior que ser julgado é o sentimento de estar sendo julgado, mesmo que não! Você olha para a audiência e vê uma pessoa te olhando fixamente, sem esboçar uma reação, e sua cabeça começa a borbulhar de pensamentos como “ele está odiando” ou “impressionante o desdém em seu olhar” – e, na verdade, a pessoa pode estar adorando, mas está apática demais para demonstrar isso facialmente.

Uma das principais razões deste medo existir é porque damos muito poder para a audiência e, ao mesmo tempo, tiramos esse poder de nós. O jogo fica desequilibrado, certo? Esse poder que todo palestrante precisa significa autoconfiança, compreender o momento de forma correta e sentir-se bem com a situação.

Mas como conquistar minha audiência na próxima Apresentação?

Analise (e compreenda) a situação

Está ansioso? Nervoso? Pare por um bom momento e analise pragmaticamente as razões. Não vale “por que sim” ou “por que vou falar em público”, vá mais fundo e entenda o que realmente está te incomodando – geralmente, quando analisamos friamente, conseguimos nos sobrepor às dificuldades, às vezes até mesmo rindo delas de tão bobas que são.

O principal é ter a mente pragmática. Você ficará na frente de um grupo de pessoas para comunicar uma mensagem. Teoricamente é simples, e a prática também pode ser! Como? Através de muita dedicação com planejamento e prática da Apresentação – se você deixar tudo para a última hora, estará apenas dando razão para o nervosismo existir.

O poder está em você

Não precisamos do Mestre Yoda para afirmar isso. Você é o palestrante da vez, o profissional convidado para realizar uma Apresentação e comunicar uma mensagem. Se você fez tudo direito (planejamento, estudo e prática), se sentirá mais confiante – é porque você sentirá o controle do momento em suas mãos.

Tenha um mantra

Não importa sua crença, religião ou filosofia, o “mantra” em questão é uma afirmação para você reforçar em sua mente. Você repetirá esse mantra sempre que surgir algum pensamento de dúvida ou que questione você mesmo, pode ser algo como “eu estou aqui porque todos neste lugar precisam ouvir esta mensagem” ou “Meu trabalho é interessante e importante para ser compartilhado com todos”.

De que forma criar um mantra pode ajudar? Repetir ele constantemente o condicionará a pensar dessa forma, e os pensamentos que não forem condizentes com essa afirmação começarão a se adaptar – você irá “reprogramar” seus pensamentos para este momento.

Olhe pelo lado bom

Olhares apáticos ou pessoas mexendo no celular te deixam apreensivo e imaginando um monte de besteiras que vão contra sua performance? Busque na audiência por pessoas que tenham expressões mais positivas e foque nelas. A diferença é que quando você foca apenas nos “desagradáveis” todas as interpretações negativas a respeito começam a te puxar para baixo, enquanto focar nos “agradáveis” onde as interpretações costumam ser positivas darão a injeção de ânimo e confiança que você precisa.

Por último, lembre-se sempre de optar por um discurso calmo e tranquilo ao invés de falar correndo e utilizar pausas adequadamente entre as mensagens. Aliás, já falamos sobre a estratégia de pausa em nosso blog, você pode conferir o artigo completo clicando aqui.

A ideia é mudar o mindset, aquele conjunto de pensamentos e interpretações sobre um determinado assunto. Se toda vez que você pensa em Apresentações o suor e a ansiedade começam a surgir, aos poucos você irá trabalhar e mudar essa perspectiva para uma mais positiva, onde destaque que uma Apresentação é um momento muito confortável onde você transmite conhecimento através de uma mensagem a um grupo de pessoas interessadas em não apenas ouvi-lo, mas conhece-lo também.

Nada é do dia para a noite, lembre-se de que é preciso paciência e muita determinação para transformar essa perspectiva negativa. A melhor notícia é que esse “medo” é totalmente reversível.

Você tem esse poder, basta fazer a lição de casa direitinho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: