Feb
03

7 dicas para liderar uma equipe de vendas eficiente

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
02 de fevereiro de 2016 - 18:09

7-dicas-para-liderar-uma-equipe-de-vendas-eficiente-televendas-cobranca

Quando o gestor é altamente eficiente? Quando o seu time trabalha sem ter que receber ordens. O líder gerencia o seu time com técnica, motivação e exemplos. Com apenas 7 dicas os seus resultados em vendas irão surpreender. Acredite

Por: Jaques Grinberg

Superar as metas inclusive em momentos difíceis é o grande desafio dos gestores que buscam fazer a diferença não apenas para a empresa onde trabalha, mas principalmente na vida dos profissionais que fazem parte do seu time.

O líder em vendas é conhecido como Gerente Coach. Entenda o que é coaching antes de entender como ser um Gerente Coach.

Coaching é um processo que direciona e impulsiona o cliente a pensar em novos caminhos buscando as melhores opções criativas para alcançar um determinado objetivo. A base do processo de coaching são perguntas formuladas pelo Coach (profissional) para o Coachee (cliente).

Coaching é o nome do processo, do treinamento. O coach também é conhecido como motivador, que faz o coachee superar obstáculos e explorar o máximo do seu potencial criativo e emocional. O coaching de uma certa forma tira uma pessoa da sua zona de conforto levando-a para o estado desejado.

A origem da palavra Coach é húngara e significava carruagem com quatro rodas. Era o meio utilizado para conduzir as pessoas. Em 1830 começam a utilizar o termo coach como treinador na Universidade de Oxford. Em seguida no esporte, como técnico e só em 1950 é usado pela primeira vez no mundo dos negócios.

O coaching pode ser dividido em diversos tipos, mas os dois mais conhecidos são: executivo e de vida. O executivo é aplicado para desenvolver competências de liderança e o de vida é aplicado para desenvolver competências relacionadas a outras áreas da vida que não seja a profissional. Outros tipos são os de carreira, vendas, para provas de concursos público e vestibular, financeiro entre outros.

O Gerente Coach tem quatro características importantes: é líder, técnico, motivador e instrutor.

Atenção! Leia agora as 7 dicas para liderar uma equipe de vendas eficiente:

1ª Mantenha o seu time motivado e unido para vencerem. Eles devem trabalhar unidos e com um objetivo único: o crescimento da empresa por meio das vendas.

2ª Treine os seus vendedores através de exemplos, seja o instrutor que você gostaria de ter no seu dia a dia.

3ª Elogie e parabenize em público e oriente os pontos que precisam ser melhorados em particular.

4ª O profissional é único. Valorize os pontos fortes de cada um e compartilhe com todos do grupo para aprenderem. E seja técnico para melhorar os pontos fracos de cada membro do seu time em particular.

5ª Escuta ativa: ouça o seu time com atenção e de feedbacks positivos e construtivos.

6ª Através de perguntas inteligentes faça o seu time descobrir as soluções para as dificuldades. Todos nós sabemos as respostas, mas temos preguiça de pensar.

7ª Utilize as técnicas e ferramentas do coaching para despertar no seu time o desejo em crescer profissionalmente e superar as metas.

Lembre-se: quando o seu time superar as metas elogie, grite, fique orgulhoso. Quando por algum motivo faltar pouco para atingir as metas, motive, treine e prepare o seu time para compensar o resultado no próximo mês. Acredite, todos são capazes quando querem.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (7)
  1. Parabéns muito Boa matéria

    Adenilson Regis de Souza Braz em 12 de fevereiro de 2016 - 17:54
  2. Boa tarde.

    Esta próximo de sua equipe acompanhando, informando, ouvindo e orientando construirá uma equipe de excelência.

    Abrigado pelas dicas.

    João Marcelo em 10 de fevereiro de 2016 - 14:11
  3. Parabéns, uma ótima matéria, que nós como líderes devemos estar sempre nos reciclando.

    Helder Barbosa em 08 de fevereiro de 2016 - 16:18
  4. Foi muito informativo estas dicas,principalmente o significado do título, pois eu não tinha idéia o que era,apesar de ter ouvido bastante está expressa.

    Já aprendi bastante,e agradeço, por nós trazer conhecimento.

    Antonio em 08 de fevereiro de 2016 - 09:04
  5. Muito bom o texto.

    André Amilton em 07 de fevereiro de 2016 - 18:15
  6. Muito bom

    Anderson Fabrício Gonçalves em 07 de fevereiro de 2016 - 12:18
  7. Gostei …dicas interessantes. Parabéns !

    Alexandre Costa em 05 de fevereiro de 2016 - 20:52

Deixe uma resposta para Antonio Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: