Mar
26
25 de março de 2019 - 18:09

8-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-uso-da-mobilidade-ate-2020-televendas-cobranca

A cena é cada dia mais comum: pessoas com seus aparelhos móveis, enviando e recebendo dados, o tempo todo, em todos os lugares.

Que o número de usuários de smartphones cresce diariamente não há dúvidas. A questão é: como pessoas e empresas lidarão com essa mobilidade em um futuro próximo?

Relatório divulgado pela Ericsson explica como a mobilidade nos afetará em alguns anos. As mudanças em curso trazem novos comportamentos e novas formas de se relacionar e de fazer negócios.

1. CRESCE O USO DE DADOS NA AMÉRICA DO NORTE

O uso de dados por aparelhos móveis (smartphones) deve crescer cinco vezes até 2020 no Canadá; e se considerarmos todo o continente norte-americano, a previsão é de um aumento de até oito vezes, segundo o relatório da Ericsson.

A pesquisa confirma o que dizem outras investigações na área: trata-se de uma verdadeira avalanche no uso de dados em aparelhos móveis, por pessoas físicas e jurídicas.

2. TRANSFERÊNCIA DE DADOS, VIA SMARTPHONES, CRESCE NO MUNDO TODO

Os números norte-americanos apontam um crescimento expressivo no uso de dados, mas ainda são tímidos se comparados a países da Europa, do Oriente Médio, da África e da Ásia.

Nestes lugares, a previsão é de um crescimento de até 11 vezes. Apenas a China deverá deter cerca de 400 milhões de dispositivos até 2020.

3. SMARTPHONES DEVEM LIDERAR O TRÁFEGO MÓVEL EM 2020

De acordo com o estudo, 80% da transmissão de dados deverá ser feita por smartphones, o que aponta para o abandono dos desktop e notebooks.

4. LIGAÇÕES EM HD SUBSTITUIRÃO O TEXTING

Hoje, as mensagens escritas para envio de dados são a prática mais frequente de comunicação: o texting. Mas a tendência é a substituição dessas mensagens por voz em HD. Isso significa um serviço mais inteligível, objetivo e claro nos smartphones.

5. MAIS DA METADE DO TRÁFEGO DE DADOS DEVE FICAR CONCENTRADA EM 10% DOS USUÁRIOS

Um pequeno grupo de usuários responderá pelo grande volume no tráfego de dados. As projeções da Ericsson são que 10% dos usuários responderão ​​por 55% de todo o tráfego de dados, e 20% dos assinantes usarão 70% dos dados.

6. AUMENTARÃO AS TRANSAÇÕES E-COMMERCE POR DISPOSITIVOS MÓVEIS

Com mais smartphones e mais pessoas conectadas por mais tempo, maiores as possibilidades de se fazer negócios. Se nos dias atuais, já é grande o volume de transações e-commerce, imagine quando 70% das pessoas estiverem usando smartphones?

7. USO CONSCIENTE E NECESSÁRIO DE SMARTPHONES

Já sabemos que apenas 20% dos usuários irão gerar 70% do uso de dados. Para lidar com estes números, as empresas deverão criar planos e políticas que possibilitem o uso a preços competitivos.

Também é importante avaliar quais colaboradores realmente necessitarão destes aparelhos em suas funções. Dentre as mudanças, com os serviços de voz HD disponíveis, as empresas devem ficar atentas às regras de uso de dados e voz na hora de renovar os contratos com operadoras.

8. EMPRESAS DEVERÃO INVESTIR NO GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Administrar um grande número de colaboradores que faz uso de TI e dispositivos de telecomunicações não é tarefa para se fazer à moda antiga. Esqueça planilhas, caneta e papel.

O mercado disponibiliza soluções automatizadas para TI e Telecom Expense Management (TEM), que automatizam processos e fluxos de trabalho para o gerenciamento de sua equipe.

O relatório da Ericsson aponta para um quadro que já podemos vislumbrar. Cabe aos empreendedores investir nas melhores soluções encontradas no mercado para o gerenciamento de dispositivos móveis e usuários – algo necessário para se adequar à essa grande mudança, que não tarda a chegar.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: