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30 de julho de 2018 - 18:02

Amo-segundas-feiras-e-o-que-diz-quem-trabalha-nubank-televendas-cobranca

Por: Jose Davi Furlan

Organizações tradicionais têm elevados níveis de estresse e normalmente as pessoas agradecem a Deus por ser sexta-feira e a semana de trabalho terminar. Durante o final de semana tentam encontrar uma solução em livros como Stress-proof Your Life ou Stress Buster: How to Stop Stress From Killing You, mas não encontram. Vem o domingo à noite e começa o mal-estar, afinal o dia seguinte é segunda-feira e tudo recomeça.

Muitos odeiam o que fazem e nada é mais desgastante do que odiar algo e ter de continuar fazendo – e fazer mais aquilo que se odeia todos os dias. O sentido humano ausente nas relações de trabalho, sem espaço para as pessoas serem o que são, condicionadas à rotina e pouca criatividade.

Não precisaria ser assim, o trabalho deveria servir a propósitos mais elevados do que simplesmente causar tormento para ganhar a vida. Quando há felicidade no trabalho não é necessário esperar pelo happy hour da sexta-feira.

Dia para ser feliz é todo dia

De acordo com o artigo “Como é trabalhar no inovador Nubank segundo 10 funcionários” publicado pela revista Exame, a fintech que tem a ambição de redefinir o padrão de serviços financeiros no Brasil e no mundo criou um ambiente de trabalho em que “a felicidade está estampada no rosto e no discurso de quem trabalha lá e parece ser uma combinação de autonomia profissional, agilidade, desafios constantes e um ambiente de trabalho informal e acolhedor”.

É a empresa de tecnologia e telecomunicações com o maior nível de satisfação profissional, segundo a Love Mondays, comunidade online em que funcionários avaliam as próprias empresas em que trabalham.

No Nubank não tem problema cometer erros e “quebrar as paredes” se for para aprender e melhorar. É um ambiente empolgante que faz acontecer e as mudanças acontecem o tempo todo. As pessoas amam a estrutura do escritório, as áreas de integração no prédio são excelentes e dão liberdade para trabalhar no terraço, nas varandas, nos sofás ou até mesmo na biblioteca que tem um ambiente mais tranquilo e quieto, ideal quando é preciso silêncio para concentração.

A partir do momento que qualquer um mostra o seu trabalho, o espaço para colocar em prática suas ideias é amplo. Não existe medo de errar porque o objetivo é ter agilidade na busca de soluções. Liberdade e autonomia são ingredientes fundamentais para a criatividade.

O ambiente de trabalho é descontraído, jovem, dinâmico e, ao mesmo tempo, competente. O dress code é casual e todos podem trabalhar da maneira que se sentirem mais confortáveis, de jeans e tênis. Apesar da responsabilidade e da cobrança, os dias não são estressantes.

Quando precisam de tempo para espairecer podem jogar ping-pong, brincar com um dos muitos cães que visitam o escritório, deitar nas redes do terraço ou debater algum ponto com os amigos para esclarecer ideias e aprender alguma coisa nova.

Para aproveitar o tempo off duty eles ainda têm quadra de futebol society e basquete, mesas e cadeiras para almoçar ao ar livre, sala de jogos e geladeira de cerveja. Tudo isso com direito a uma vista incrível de São Paulo.

Mas, apesar desse ambiente descolado, todos têm consciência que finanças requer um altíssimo nível de precisão, não só por estarem cuidando da saúde financeira da empresa, mas principalmente por estarem cuidando do dinheiro dos clientes. Sabem que estar certo 99% das vezes não é o suficiente, a busca por excelência é um desafio diário.

Princípios do Nubank:

  • Usar a tecnologia mais moderna a favor do cliente trazendo soluções seguras e simples para resolver tudo pelo celular a qualquer momento
  • Oferecer canais 100% digitais e não fazer o cliente pagar por agências ou centrais de atendimento caras que ninguém quer usar
  • Ser “NUs” — transparentes e honestos usando uma linguagem direta e objetiva em toda informação que compartilham
  • Tratar o cliente como uma pessoa, ouvindo e valorizando seu feedback para melhorar a cada dia os processos e ganhar sua confiança

Em tempo, já possuo o cartão Nubank e gosto muito, especialmente da forma descontraída e divertida de comunicação. Estou substituindo tudo que tenho para operar exclusivamente com empresas de mentalidade século 21. Ninguém aguenta mais a chatice e o atraso das empresas século 20 que ainda estão por aí. Eu também não.

O futuro começa agora, junte-se a nós na construção das organizações do século 21

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