Por: Paulo Campos
O impacto de uma liderança insatisfatória
De acordo com o relatório Situação do local de trabalho americano Gallup, 30% dos funcionários estão ativamente comprometidos em realizar um bom trabalho, 50% dos funcionários simplesmente passam o tempo na empresa e 20% demonstram descontentamento de forma contraproducente, ou seja, torcem pro crocodilo no filme do Tarzan. A razão para a falta de engajamento tão generalizada dos funcionários é uma liderança insatisfatória. A falta de clareza no uso do tempo em cada nível de liderança é o grande vilão dessa pesquisa.
Os líderes da linha de frente continuam com as dificuldades de delegar o que antes faziam bem e que agora não é mais de sua responsabilidade. Essa falta de foco no uso do tempo o transforma em centralizador e lento. Outro ponto importante é que os líderes de frente não conseguem desenvolver a equipe devido ao acumulo de tarefas e de relatórios para os lideres intermediários. O cliente passa despercebido e suas sugestões acabam morrendo na mesa dos líderes de frente e a empresa perde ótimas oportunidades de atender melhor quem de fato paga a conta.
Já os líderes intermediários gastam a maior parte do tempo em reuniões intermináveis, na leitura de relatórios de baixa aplicação e na política de defender o seu espaço perante os lideres seniores. Seu principal foco deveria ser o desenvolvimento dos seus liderados diretos, a pratica do feedback regular e uma delegação mais autêntica.
Os líderes seniores precisam ter tempo para analisar o futuro e desenvolver estratégias para o negócio, e infelizmente, investem a sua energia no resultado a curto prazo (pressão dos acionistas) e em controle de processos e custos.
E aqui vai uma dicaduka: cada nível de liderança precisa ter em mente que as atividades técnicas e operacionais precisam ser delegadas com urgência, a prática do feedback deve ser mais pontual, precisa e preciosa e principalmente, investir um tempo considerável em desenvolver e conhecer sues diretos.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.