Mar
02

Apenas 30% dos funcionários estão comprometidos…

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
01 de março de 2015 - 14:02 - atualizado em 15 de maio de 2015 às 1:21

Apenas-30-dos-funcionarios-estao-comprometidos-televendas-cobranca

Por: Paulo Campos

O impacto de uma liderança insatisfatória

De acordo com o relatório Situação do local de trabalho americano Gallup, 30% dos funcionários estão ativamente comprometidos em realizar um bom trabalho, 50% dos funcionários simplesmente passam o tempo na empresa e 20% demonstram descontentamento de forma contraproducente, ou seja, torcem pro crocodilo no filme do Tarzan. A razão para a falta de engajamento tão generalizada dos funcionários é uma liderança insatisfatória. A falta de clareza no uso do tempo em cada nível de liderança é o grande vilão dessa pesquisa.

Os líderes da linha de frente continuam com as dificuldades de delegar o que antes faziam bem e que agora não é mais de sua responsabilidade. Essa falta de foco no uso do tempo o transforma em centralizador e lento. Outro ponto importante é que os líderes de frente não conseguem desenvolver a equipe devido ao acumulo de tarefas e de relatórios para os lideres intermediários. O cliente passa despercebido e suas sugestões acabam morrendo na mesa dos líderes de frente e a empresa perde ótimas oportunidades de atender melhor quem de fato paga a conta.

Já os líderes intermediários gastam a maior parte do tempo em reuniões intermináveis, na leitura de relatórios de baixa aplicação e na política de defender o seu espaço perante os lideres seniores. Seu principal foco deveria ser o desenvolvimento dos seus liderados diretos, a pratica do feedback regular e uma delegação mais autêntica.

Os líderes seniores precisam ter tempo para analisar o futuro e desenvolver estratégias para o negócio, e infelizmente, investem a sua energia no resultado a curto prazo (pressão dos acionistas) e em controle de processos e custos.

E aqui vai uma dicaduka: cada nível de liderança precisa ter em mente que as atividades técnicas e operacionais precisam ser delegadas com urgência, a prática do feedback deve ser mais pontual, precisa e preciosa e principalmente, investir um tempo considerável em desenvolver e conhecer sues diretos.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: