Jul
03

Aplicativos de produtividade, qual escolher?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Agendor
02 de julho de 2018 - 18:08

Aplicativos-de-produtividade-qual-escolher-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

De planilhas compartilhadas online, passando por aplicativos de gerenciamento de equipes até CRM freemium, confira diversas opções de ferramentas de produtividade!

Usar aplicativos de produtividade em seu negócio é praticamente a obrigação de qualquer empresário, empreendedor ou gestor de equipes, seja na área de vendas ou qualquer outra na empresa.

E isso não significa fazer um investimento enorme em aplicativos de produtividade. Pelo contrário: com as facilidades disponibilizadas pela computação em nuvem, empresas SaaS e com a internet cada vez mais rápida, melhorar a gestão do desempenho nas organizações e motivar equipes com ajuda de apps pode ser algo feito conforme a capacidade de investimento de cada negócio.

Desde aplicativos em versão Freemium (grátis, com menos funcionalidade) até caríssimos softwares de ERP estão à disposição no mercado, cada um atendendo a um nicho específico.

Nesta postagem, apresentaremos algumas sugestões de aplicativos de produtividade. Veja qual deles é o mais adequado para a realidade de sua empresa.

5 tipos de aplicativos de produtividade que vão impulsionar sua empresa

Mesmo sendo um daqueles profissionais que preferem lápis e papel, é importante que você abra os horizontes para conhecer novas opções de gerenciamento de equipes e tarefas.

Ao contrário do que muitos pensam, esses aplicativos de produtividade são extremamente intuitivos e fáceis de se trabalhar, permitindo que você se adapte a eles com muita rapidez.

Para se ter uma ideia, até o consagrado método Pomodoro tem diversas versões na forma de apps de produtividade.

Veja, a seguir, nossas sugestões de ferramentas de produtividade para sua empresa.

1- Planilhas e outros documentos na nuvem

Planilhas para gerenciamento de custos, fluxo de caixa, cadastro de clientes e até acompanhar KPIs de desempenho de vendedores são amplamente usadas em organizações dos mais diversos portes.

A vantagem de se usar esse tipo de documentos, como o Google Sheets e o Google Docs, é que além de serem gratuitos, estão disponíveis na nuvem para edição colaborativa (em tempo real) aumentando em muito o trabalho em equipe e a produtividade na empresa.

2- Agenda compartilhada

Com uma conta no Google ou usando o Outlook Agenda é possível gerenciar os compromissos da equipe, agendar reuniões e outras atividades, além de saber onde achar as pessoas, se necessário.

Agendas compartilhadas como essas facilitam muito o dia a dia das equipes, sem que seja preciso perguntar pessoalmente se aquela pessoa ou cliente estão disponíveis para um compromisso. Basta lançar a atividade nos calendários e aguardar as confirmações ou, se for o caso, agendar uma nova data.

Além do Google Agenda e do Outlook Calendar, você também pode tentar outros apps, dependendo dos aparelhos e e-mails que usa:

  • Wave Calendar
  • iCloud Calendar

3- Trello

Trello é um aplicativo de produtividade, gerenciamento de projetos e de equipes que tem se destacado por sua facilidade de uso, versatilidade de aplicações e intuitividade.

O segredo do Trello está em dividir projetos em quadros, nos quais você cadastra os membros da equipe envolvida. Cada quadro é dividido em listas e cada lista em cartões, com tarefas. Cada quadro pode ter diferentes equipes, com os membros que você quiser. E os integrantes de uma equipe podem participar de diferentes quadros, sem que necessariamente os demais também estejam nesse mesmo quadro específico.

É possível também acrescentar checklists, datas de entrega, anexar fotos, links e outros documentos, além de usar uma série de integrações prontas com outros aplicativos de produtividade, permitindo com isso um uso bastante complexo e criativo de suas funcionalidades.

Outra vantagem bacana do Trello é que sua versão mais simples é gratuita!

4- Outros aplicativos de produtividade baseados em listas

Listas e checklists são métodos bastante eficientes de organizar tarefas e conseguir mais produtividade no trabalho e no gerenciamento de equipes.

Isso porque sentimos uma enorme satisfação psicológica quando damos um “check” em uma lista ou riscamos o título da tarefa que acabamos de completar. Uma lista nos ajuda a ter uma noção das tarefas do dia e como dividir o trabalho em blocos.

Além de tudo isso, esses apps, evidentemente, são baseados na nuvem, com acesso remoto pelos mais diversos dispositivos e permitindo colaboração.

Seguindo essa linha de raciocínio, dois aplicativos de produtividade bastante fáceis de usar chamam nossa atenção:

  • Wunderlist: O Wunderlist permite criar suas listas de tarefas e até compartilhar com outras pessoas. Tem muitos detalhes, é possível definir datas de entrega e até avisos para não se esquecer delas.
  • Todoist: Com uma linha de ação bem semelhante ao app descrito acima, o Todoist oferece excelentes opções de customização, como subtarefas, subdivisão de projetos, notificações e lembretes, definição de prioridades e muito mais.

5- Aplicativos de CRM

Apesar de você poder usar planilhas e alguns dos apps de produtividade sugeridos acima, a melhor forma de fazer o Gerenciamento do Relacionamento com Clientes é por meio de um bom sistema de gestão comercial (ou CRM).

E, como comentamos, isso não precisa ser necessariamente algo dispendioso, se você usar versões Freemium.

O Agendor, aplicativo de CRM do tipo SaaS, tem diversas vantagens: pode ser acessado remotamente pela nuvem, além de centralizar seus dados cadastrais, emitir alertas e auxiliar no follow-up, apresentar uma visualização intuitiva do funil de vendas e fornecer dados e estatísticas claras, tanto para avaliação de desempenho de cada profissional do time comercial como para a tomada de decisão referente aos negócios.

Como você pode ver, existem diversas alternativas e aplicativos de produtividade para auxiliar seu trabalho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: