May
15
14 de maio de 2019 - 17:00

Aprenda-a-usar-a-psicologia-das-cores-e-melhore-os-resultados-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

Sabia que com a utilização correta da psicologia das cores você pode vender muito mais?

Você conhece ou ao menos já ouvir falar da “psicologia das cores”? Esse é o estudo que determina os significados que as cores carregam e os sentimentos que são trazidos por elas.

Com a psicologia das cores é possível alavancar ainda mais suas vendas e as mais diversas áreas da empresa, como o Marketing. Mas como fazer isso?

No post de hoje, explicaremos um pouco mais sobre o que é a psicologia das cores, com exemplos de aplicações e várias dicas para que você consiga colocá-la em prática e gerar ótimos resultados. Confira!

Como funciona a psicologia das cores?

As cores podem nos causar diferentes sensações porque ativam várias partes de nosso cérebro, que é o responsável por tudo aquilo que sentimos. A psicologia das cores, portanto, analisa nossas possíveis reações de acordo com cada cor que enxergamos.

Já reparou que a maioria dos fast-foods — como o McDonald’s, por exemplo — usam a cor vermelha ou amarela em seu logo? Isso não é coincidência: essas cores nos deixam mais agitados e mexem com nossa fome, o que torna mais provável que você fique com vontade de comer algo lá.

Esse é um dos exemplos de como o uso da psicologia das cores tem tudo a ver com o volume de vendas e também com a concretização e reconhecimento da marca no mercado.

As empresas de tecnologia e as redes sociais, por exemplo, geralmente são da cor azul (Facebook, Twitter, LinkedIn, Vimeo, Skype), pois essa cor está relacionada à confiança e inteligência. Já o verde se liga muito ao meio ambiente, enquanto o laranja tem tudo a ver com questões promocionais etc.

Como usá-la em minha empresa?

Existem várias formas de aplicar a psicologia das cores em seu negócio, principalmente, se você está a fim de incorporar suas técnicas de forma simples, sem muitos gastos. É até possível que você esteja utilizando as ferramentas certas, mas com cores erradas. Vamos entender melhor:

Logo

O logo de sua empresa é seu cartão de visitas. Ele deve resumir os conceitos e ideias que estão por trás de sua marca e ser bastante atrativo para seus públicos. Por isso, as cores certas são essenciais para que esse logo seja um sucesso — assim como a sua ideia.

Tenha uma noção muito boa do que representa seu negócio. Como citamos, cores podem despertar sentimentos, e também representar ideias. Portanto, escolha cores que se ligam ao seu ramo e sejam atrativas. Um designer pode te ajudar muito nisso!

Conversões

O bom uso das cores pode mudar totalmente sua taxa de conversão de e-mails. Um botão, por exemplo, precisa de destaque para que seu consumidor ou potencial cliente tenha conhecimento de que ele está lá para ser utilizado.

O segredo, aqui, não é escolher uma cor especial em si, mas analisar qual cor se destaca diante das outras que você já está utilizando em seu e-mail marketing. Se tudo é azul e bem claro, por exemplo, não é interessante colocar um botão cinza. Procure pensar em uma cor que componha uma paleta harmônica com as outras, mas que, mesmo assim, tenha seu devido destaque, como o laranja.

Ads

Assim como no e-mail, no Ads também é possível utilizar um bom conjunto de cores para receber destaque. A ideia é a mesma: observar como é possível destacar seu anúncio em meio ao resto da página e às outras cores que já estão presentes. Procure utilizar paletas chamativas, mas que não sejam muito gritantes — é por isso que o laranja tem tudo a ver com questões promocionais.

Reconhecimento do público

Dependendo das cores que estiver usando em seus anúncios, você terá uma noção maior dos clientes que possui: mais racionais, por exemplo, ou mais impulsivos. Os impulsivos são mais atraídos pelas cores fortes e chamativas, como o vermelho e o amarelo, enquanto os racionais se aproximam mais dos tons de azul. Esses testes de cores podem dizer muito sobre seu negócio, mas também sobre seu próprio público!

Viu como a psicologia das cores tem tudo a ver com seu processo de prospecção e vendas? E para não ficar de fora de outras dicas como essas, além do Blog do Agendor, confira nossos outros materiais!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: