Mar
16

‘Bom salário retém profissional, mas não provoca engajamento’

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Folha de S.Paulo
15 de março de 2016 - 18:00

Bom-salario-retem-profissional-mas-nao-provoca-engajamento-televendas-cobranca

Consultor diz que possibilidade de crescimento é mais importante

Para o consultor Rogério Chér, 46, a experiência de circular por muitas empresas de variados portes e setores tem se tornado mais próxima da de visitar um cemitério, tal o número de profissionais presentes apenas de corpo, mas sem alma.

Chér, que é também professor da FGV, acaba de lançar o livro “Engajamento” (Alta Books), no qual aponta erros e caminhos para que departamentos de RH e profissionais construam uma relação mais significativa.

Leia abaixo principais trechos de entrevista de Chér à Folha, por telefone. (FILIPE OLIVEIRA)

Folha – Onde as empresas erram na hora de engajar profissionais?

Rogério Chér – Nós da área de RH cometemos um grande sacrilégio. Usamos o termo retenção de pessoas. Mas o que costumamos reter? Urina, Imposto de Renda na fonte. Não dá para colocar pessoas na mesma categoria. Bons salários e planos de ações retêm, mas não engajam. Engajamento é um estado emocional de comprometimento superior com alguém ou alguma coisa. É uma relação a longo prazo de corpo e alma.

Qual a importância de proporcionar crescimento e desafios para engajar?

O crescimento profissional é uma das coisas que mais engajam. Mas não pode ser a conversa do tipo chimpanzé, de querer saber para qual galho pular, para que cargo se promover. O crescimento profissional passa por assumir desafios maiores do que nosso nível de prontidão. Em alguns momentos o indivíduo vai ter de se jogar na piscina funda sem boia. Nisso ele acelera exponencialmente o aprendizado.

Quais os sintomas do profissional desengajado?

Primeiro de tudo ele é um profissional emaranhado em seus pontos fracos. Em vez de configurar seus desafios na empresa em cima de seus pontos fortes, ele sempre enfrenta aquilo que é muito ruim em seu dia a dia. O segundo sinal evidente é que ele não percebe que, por trás do que faz, tem algo que vale a pena. Há uma total falta de admiração pelo que ele e a empresa estão construindo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: