Aug
22
21 de agosto de 2017 - 18:00

Chefe-imprevisivel-e-mais-estressante-do-que-chefe-ruim-o-tempo-todo-televendas-cobranca

Por: Letícia Arcoverde

Ter um chefe que é injusto o tempo todo pode não ser a pior experiência do mundo corporativo. Segundo um estudo de professores americanos, é menos estressante lidar com um gestor que é sempre ruim do que com um de comportamento imprevisível, que oscila entre tratar os subordinados bem e mal.

Realizado por professores da Universidade do Estado de Michigan e das universidades de Cincinnati e Geórgia, o estudo foi publicado na edição mais recente do “Academyof Management Journal”, e se baseou nos resultados de um experimento com estudantes e de uma pesquisa de campo com funcionários de empresas.

Durante o experimento, 160 estudantes foram separados em três grupos para realizar uma atividade, e cada um teve que lidar com um tipo de supervisor. Ao mesmo tempo, os pesquisadores mediram o batimento cardíaco dos participantes, o que é considerado um indicador de estresse. Aqueles que tiveram um “chefe” que se comportou de forma inconstante apresentaram níveis mais altos de estresse do que os com supervisores de comportamento previsível — mesmo quando estes eram injustos com a equipe o tempo todo.

Os resultados apareceram novamente quando os pesquisadores observaram a relação entre 95 funcionários e superiores de empresas de diversos setores da economia por um período de três semanas. Aqueles com chefes instáveis apresentaram estresse, insatisfação com o trabalho e exaustão emocional com maior frequência do que aqueles funcionários que receberam tratamento ruim o tempo todo.

Para os professores, embora a melhor situação para os funcionários seja ser tratado de forma justa com consistência, as pessoas tendem a valorizar mais a previsibilidade do que o tratamento em si. “Nossos resultados mostram, essencialmente, que é melhor para um funcionário ter um chefe que é consistentemente ‘babaca’ do que alguém de comportamento irregular”, diz Fadel Matta, autor do estudo e pesquisador da BroadCollegeof Business, da Universidade do Estado de Michigan.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: