Sep
14

Chefes muito inspiradores podem fazer mal à saúde

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
13 de setembro de 2017 - 18:02

Chefes-muito-inspiradores-podem-fazer-mal-a-saude-televendas-cobranca

Por: Andrew Hill

O abismo entre o tom inspirador de boa parte da literatura administrativa e a realidade mundana da vida no trabalho é cheio de sátiras, que vão de “Dilbert” à série de TV “The Office”. Mesmo assim, desafiando a ficção e a maior parte da realidade, muita gente continua acreditando que ­ assim como o amor verdadeiro ­ os líderes inspiradores estão aí e podem mudar a vida no trabalho para melhor.

Portanto, é estranhamente revigorante cruzar com um estudo que desmistifica essas falsas esperanças com informações de que, mesmo onde há líderes transformadores, eles podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Muitas pesquisas mostram que esses líderes nos fazem trabalhar melhor em conjunto. Equipes se unem em torno de missões grandiosas; metas extraordinárias são alcançadas; coisas maravilhosas são conquistadas. Mas há um lado negativo.

Após monitorar equipes de funcionários do serviço postal da Dinamarca, acadêmicos da Universidade de EastAnglia e do Centro Nacional de Pesquisas para o Ambiente de Trabalho, de Copenhague, constararam que funcionários vulneráveis que trabalham para líderes inspiradores com frequência sacrificam a saúde. Eles identificaram um círculo vicioso em que o “presenteísmo” ­ ir trabalhar mesmo quando doente ­ torna difícil a recuperação e leva posteriormente a faltas por motivo de doenças.

Coincidentemente, outro estudo recente mostra que os trabalhadores que têm mais controle sobre seus empregos são mais cooperativos e criativos. Aqueles que sofrem com prazos impossíveis de serem cumpridos e pressões que vão além de seu controle se tornam introvertidos e neuróticos: ou seja, o tipo errado de estresse muda nossas personalidades para pior.

Com as empresas transferindo mais poder para os líderes de equipes, torna­se mais importante para os gestores compensar esses riscos. Eles também precisam se lembrar que os líderes transformadores são excepcionais. Tente imitar o estilo de um Jeff Bezos ou um ElonMusk todos os dias em um escritório comum ou fábrica, e no longo prazo você não só prejudicará o trabalho, como também poderá prejudicar seu pessoal.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: