Dec
19

Chefes ruins fazem mal à saúde – e te tornam uma pessoa pior

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Super Interessante
18 de dezembro de 2018 - 18:00

Chefes-ruins-fazem-mal-a-saude-e-te-tornam-uma-pessoa-pior-televendas-cobranca

Por: Giselle Hirata

Quem já teve um chefe mala sabe: isso prejudica muito o trabalho. Não é novidade que muita gente fica deprimida com a situação, que se segue dia após dia. E lá se vão a motivação, a criatividade, a produtividade…

Um estudo, conduzido na University of Manchester’s Business School, sugere que a relação com chefes ruins também pode fazer com que funcionários desenvolvam comportamentos indesejáveis. Entre eles: agressividade e falta de empatia.

Cerca de 1.200 pessoas, de diferentes áreas, participaram da pesquisa sobre bem-estar e responderam perguntas sobre a sua relação com o chefe. O resultado, apresentado na British Psychological Society, mostrou que aqueles que trabalhavam para líderes com traços psicopatas e narcisistas tinham menor satisfação no trabalho e pontuaram mais alto em uma medida clínica de depressão.

Outro aspecto analisado foi o comportamento contra-produtivo e incidentes de bullying com colegas. “Essa combinação tóxica [de narcisismo e psicopatia] dos chefes pode resultar em indivíduos tirando proveito dos outros, levando crédito pelo trabalho de colegas, sendo excessivamente críticos e agressivos”, afirmou Abigail Phillips, um dos responsáveis pela pesquisa.

Dos profissionais avaliados, quase um quinto tem níveis “extremamente altos” de traços psicopáticos. “E estes estão mais propensos a se tornar valentões”, disse Abigail. Segundo ele, isso cria um ambiente desagradável, com empregados infelizes, egoístas e que podem se tornar péssimos líderes no futuro.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: