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Chegou o dia do Feedback – Por Daisy Blanco

por: Daisy Blanco
em: Gestão
fonte: Redação
23 de junho de 2015 - 18:09

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Reuniões de feedback são fundamentais, mas costumam tirar o sossego de líderes de vários níveis hierárquicos e diferentes idades. Os liderados não ficam atrás, sentem nesse processo forte estresse e pressão. Para começar, é preciso mudar essa visão. Enxergar o feedback como algo construtivo, que se faz porque se quer bem àquela pessoa, porque é por meio dele que se pode ajudar alguém a se desenvolver.

Na verdade, o feedback é um processo de melhoria continua do colaborador, algo para fazer porque queremos o melhor do outro. É uma tarefa difícil porque é visto como uma crítica e não como um aprendizado. Por isso o ponto mais importante para um bom feedback é que seja bem-intencionado e colaborativo. Além disso, para que seja efetivo, é preciso que seja específico e refira-se a um comportamento observado sobre o qual o liderado tenha que promover uma mudança.

Agora esqueça definitivamente aquela técnica do sanduíche – falar algo bom, algo ruim e algo bom no final – isso pode confundir seu liderado. O feedback ideal segue uma regra bem simples: dê o contexto, exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que este comportamento teve no resultado, na equipe ou na empresa. Indique a mudança que precisa ser promovida. Descreva um plano de ação e um prazo para acompanhamento da mudança.  Importante destacar que, o plano de ação e o prazo para cumprimento é fundamental para garantia de que o processo do feedback será eficaz.

Tomar certos cuidados antes, durante e depois da reunião pode evitar que a tensão coloque tudo a perder. Veja abaixo outros pontos que podem garantir o sucesso do seu feedback:

• Crie um ambiente estratégico

Feedbacks não podem ser dados em qualquer lugar. A reunião jamais pode acontecer na frente da equipe, porque só serve para aumentar a preocupação com a possibilidade de humilhação.

• Ouvir também é parte do processo

Depois de comunicar a sua avaliação, chega a hora de se calar e ouvir o contraponto da outra pessoa. Então abaixe as defesas, anote comentários e permaneça até o fim sem retrucar.

• Conclua de forma rápida

O fim da conversa deve ser uma breve recapitulação do que foi discutido.  Não se pode continuar discutindo indefinidamente. Reforce o plano de ação para as mudanças que necessitam ser operadas e as datas para acompanhamento. Se a reunião produziu alterações positivas visíveis na conduta da outra pessoa, não deixe de dizer a ela que você percebeu.

Excelentes Feedbacks!!!

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Comentários (3)
  1. Olá!

    Muito bom o artigo.

    Algo que auxilia bastante, é embasar o feedback e fatos. O subjetivismo acaba por impedir que a mensagem seja entendida, portanto não terá efeito. Contra fatos não há argumentos.

    Outro ponto fundamental: não aplique um feedback se você ou seu colaborador não estiverem em um bom momento.

    Abraços!

    juliana em 25 de junho de 2015 - 21:30
    • Juliana, sim concordo
      Utilizar-se de subjetivismo confunde e descredencia seu feedback portanto atenha-se a fatos, indicadores, métricas. Claro, também utilize de bom senso para aplicar o feedback em momento adequado.
      Grande abraço e obrigada por comentar Daisy Blanco

      daisy em 02 de julho de 2015 - 11:29
    • Juliana verdade o subjetivismo só conturba, busque indicadores e métricas sendo o mais claro e objetivo possível só assim o feedback será efetivo.
      Grande abraço e obrigada por comentar

      daisy em 02 de julho de 2015 - 11:47

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