Feb
04

Cinco dicas de uso do LinkedIn para CEOs

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Meio & Mensagem
03 de fevereiro de 2016 - 18:02

5-dicas-para-ceos-no-linkedin-televendas-cobranca

Diretor geral da plataforma na América Latina ensina receita para que executivos aproveitem melhor a plataforma

Por: Raissa Coppola

Quando o assunto é redes sociais, a maioria dos presidentes de grandes empresas prefere a distância. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo site CEO.com em parceria com a empresa Domos. Segundo o estudo, apenas 32% dos comandantes das 500 maiores companhias mundiais possuem perfis em mídias sociais.

Falta de intimidade com o digital, escassez de tempo e sensação de insegurança são algumas das principais justificativas dos líderes para se manterem longe de sites que ofereçam interação social.

Para tentar mudar essa realidade, o LinkedIn está lançando, em um movimento global, um guia de boas práticas para executivos. Terceiro País em número de usuários, com 18 milhões de profissionais cadastrados, o Brasil é a nação onde é registrado o maior crescimento da plataforma atualmente.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, apontou as cinco lições-chave para que executivos utilizem a ferramenta e consigam extrair dela os melhores insights.

Aposte em um perfil completo

Preencher todos os campos dispostos no perfil do site é essencial. Mas não é necessário abordar a trajetória profissional do executivo nos mínimos detalhes. Escolha as experiências mais relevantes, discurse brevemente sobre cada uma delas e foque no objetivo de estar presente na plataforma. “Um CEO dificilmente está procurando emprego no LinkedIn. Relate sua experiência profissional combinando-a com o propósito da empresa”, ensina Oliveira. Para este campo, o conselho é usar e abusar de recursos que valorizem o currículo. É aqui que devem ser inseridos links de portfólios, hotsites de projetos especiais e entrevistas.

Busque qualidade e não quantidade

Para não perder o controle de sua privacidade, um dos principais argumentos de executivos que não querem estar presentes em redes sociais, é preciso que o executivo tenha em mente que não é necessário adicionar todos os profissionais do mundo em sua rede. Ao contrário, a dica é controlar quem estará em seu círculo de contatos. “O LinkedIn oferece a alternativa de que só pessoas que possuam o e-mail do executivo consigam adicioná-lo. É uma opção interessante para filtragem”, afirma. O importante, neste caso, não é acumular números, mas posições interessantes, que rendam algum tipo de vantagem para a companhia.

Conecte-se para gerar negócios

Além de gerar relacionamento, permitir o recrutamento mais assertivo de mão-de-obra e ser uma plataforma que permite construção de posicionamento de carreiras, o LinkedIn também deve ser utilizado para fomentar negócios. “Através da conexão com outros CEOS, clientes especiais e do relacionamento com parceiros estratégicos, como diretores, fornecedores e funcionários, o líder consegue engajar sua equipe de vendas para, por exemplo, identificar e gerar leads para a companhia”, pontua.

Dissemine bons conteúdos

Mais do que criar um perfil na plataforma, é interessante que o executivo seja ativo na plataforma e alimente-a com conteúdo relevante. Se possível, crie uma programação semanal para disseminar este conhecimento. “O Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, faz isto muito bem. Além de ressaltar os valores e a cultura da companhia por meio da divulgação de mensagens, ele provoca inspiração e atua como um líder do setor”.

Absorva conhecimentos e os transforme em insights

Ainda que tenham atingido altas posições na hierarquia, executivos não sabem tudo e nunca deveriam deixar de aprender. O LinkedIn, segundo Oliveira, oferece ajuda neste sentido. “A plataforma é uma fonte rica de conhecimentos na área profissional. Ao seguir marcas e empresas que são inovadoras e se destacam em suas áreas de atuação, os executivos podem obter insights relevantes para o negócio”, projeta o diretor geral.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: