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11 de fevereiro de 2014 - 18:02

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Networking é importante na hora de mudar de emprego ou ir para outra área.

Especialista indica o que é certo e errado para montar uma rede de contatos.

Em algum momento da carreira é comum o profissional querer mudar de emprego, ir para outra área ou se movimentar profissionalmente. Nesse momento, é essencial ter uma boa rede de contatos ou, em inglês, networking.

Uma boa rede de contatos é aquela em que as pessoas conhecem o profissional, sabem o que ele faz bem profissionalmente e, o mais importante, que estas pessoas possam ter influência em seu crescimento.

Um bom exemplo de networking é o que faz um grupo de amigas, em Porto Alegre. Tudo começou com amigas se reunindo para discutir assuntos em comum: moda, beleza, empreendedorismo. Foi então que surgiu a ideia de aproveitar o que cada uma fazia profissionalmente e criar uma rede de oportunidades. Uma vez por mês, empresárias e profissionais liberais se encontram para conhecer o trabalho uma da outra e fazer novos negócios.

O resultado dos encontros é um networking permanente. “Depois nós ajudamos para que esse contato se mantenha. A gente fomenta isso: comentem, façam parcerias, indiquem, se conheçam, porque a gente acha que a confiança é uma das bases. Ter referências do trabalho de alguém é uma das bases para indicação”, explica a consultora Iva Cardinal.

Quanto mais gente na rede de contatos, maiores são as chances de se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Porém, o grupo tem que ser formado por pessoas que possam te ajudar profissionalmente. Os amigos também são bem-vindos desde que eles saibam exatamente como você trabalha.

Foi o que aconteceu com o produtor de moda Adriano Litvin. “Meu amigo trabalhava aqui, um amigo próximo, e ele me chamou para fazer assistência em um freela. Eu vim e acabou rolando que eu fiz outros freelas. Uma hora ele saiu, partiu pra outra, e eu acabei entrando na vaga e fiquei efetivado na empresa”, conta.

Já o economista Marcos Becker repensou os rumos da carreira depois de uma conversa com profissionais de várias áreas. “Marquei cafezinhos e eles me disseram como era o dia a dia deles. Eles gostaram de poder conversar e isso facilitou até para que eu descartasse algumas carreiras que eu me interessava e ter mais certeza de que o que eu fazia era o que eu gostava”, relata.

Uma nova chance surgiu em um encontro com ex-colegas de faculdade. Um dos amigos sabia de uma oportunidade que poderia interessar ao economista. “Ele me avisou que ia abrir uma vaga na empresa que ele trabalhava. Foi fundamental, porque a indicação interna valorizou bastante isso”, afirma Marcos.

Confira abaixo as dicas do especialista em networking, Fabrício Barbirato, sobre erros e acertos na hora de fazer uma rede de contatos.

Erros:

1. Achar que ser conhecido é ter networking. Networking é quando as pessoas conhecem você e sabem no que você é bom profissionalmente.

2. Só usar o networking quando precisa. O mercado muda muito rápido e, por isso, é importante estabelecer contatos trimestrais ou semestrais com a sua rede profissional.

3. Fazer networking com pessoas com cargo abaixo do seu. Conhecer pessoas profissionalmente é sempre importante, mas ter networking é quando estas pessoas têm relevância na área em que você atua, seja para te indicar ou contratar.

4. Ter vergonha de fazer networking. Cada um de nós tem apenas dois ou três talentos. Por isso, não é errado falar daquilo que você é bom.

5. Não entender que a sua carreira depende de conhecimento técnico e de empregabilidade.

Além de conquistar bons contatos e saber se apresentar como um bom profissional, é importante cuidar da carreira. O mercado vai afunilando à medida em que crescemos profissionalmente.

Acertos:

1. Frequentar cursos, palestras, congressos. É importante frequentar ambientes em que as pessoas da sua área também fazem parte. É necessário apenas se apresentar em breves palavras e ter sempre um cartão de visitas.

2. Criar e manter contatos em duas vias. Da mesma forma que você precisa de contatos relevantes, também é importante ser o contato dos outros. Ajudar alguém quando for solicitado é primordial.

3.  Ser conhecido em sua própria empresa. O melhor caminho para você ter uma boa rede é ser conhecido em sua empresa, mesmo que por pessoas de setores diferentes.

4. Cada mudança de emprego ou promoção deve ser comunicada. É muito importante comunicar às pessoas cada conquista profissional, pois elas percebem que você tem proatividade e busca novos desafios.

5. Tenha um plano de carreira estruturado anualmente. Verifique a cada semestre como tem percorrido o caminho traçado. No início de cada ano, avalie se você realizou o que havia projetado no ano anterior. Corrija as falhas e estipule sempre metas mais ousadas.

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