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Como fazer uma apresentação de metas

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
29 de agosto de 2017 - 18:02

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Momento, cenário positivo ou negativo, e definição do público-alvo vão fazer toda a diferença para uma apresentação de metas.

Por: Marco Franzolim

Como fazer uma apresentação de metas? Uma apresentação de metas tem três variáveis que darão direcionamento completamente diferentes de acordo com a sua perspectiva: momento que ela acontecerá, cenário positivo ou negativo e o público-alvo.

Vamos começar pensando no tempo: você apresenta metas passadas ou futuras?

Apresentações de metas já conquistadas têm uma função de relatório, e podem ser mais informativas. Apresentar metas futuras, que devem ser alcançadas, precisará ter engajamento, além das informações e uma parte de “como fazer para alcançar tais metas?”.

Assumindo que estamos falando de metas passadas, vamos à segunda questão: qual é o cenário da apresentação? As metas foram alcançadas ou não? Dependendo disso, toda sua estratégia pode mudar. Para metas conquistadas, uma apresentação tem um tom vencedor, de comemoração, então os argumentos e mensagens serão positivos. Quando as metas não foram batidas, a apresentação tomará um outro caminho.

Nesse caso, o importante é planejar o objetivo e a mensagem da apresentação. Para cada cenário, eles vão mudar. E, se eles mudam, os argumentos e a estrutura da apresentação também vão mudar.

Por fim, trace o perfil do público-alvo que vai assistir a sua apresentação, e qual é a relação deles com as metas apresentadas. Eles são da equipe que deverá alcançá-la, ou do board ou diretoria que quer ver os dados e informações daquelas metas? Assim, você vai saber balancear o quanto será necessário de dados e de engajamento no seu roteiro.

Para quem vai fazer parte do time que deverá alcançar as metas, faça uma apresentação envolvente e convidativa ao desafio. Para quem quer apenas acompanhar a evolução, dados são suficientes.

Lembre-se que dados são racionais, e o engajamento é emocional. Cada um deles mexe com uma parte diferente do cérebro. Assim, direcione a mensagem correta para cada público, dependendo das situações que traçamos acima. Quanto mais direcionada à cada audiência, mais chances de ter uma apresentação de metas de sucesso.

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