nov
13

Como fazer uma carta de apresentação

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Empregos.com
13 de novembro de 2012 - 18:06

Como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-televendas-cobranca-interna-oficial

Por: Camila Micheletti

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:

1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional – no caso de uma indicação, por exemplo.

2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem você vai enviar a carta.

3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.

4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.

10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é “o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa”.

Veja alguns modelos de carta de apresentação:

Modelo 1

Como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-televendas-cobranca-interna-1

Modelo 2

Como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-televendas-cobranca-interna-2

Modelo 3

Como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-televendas-cobranca-interna-3

Modelo 4

Como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-televendas-cobranca-interna-4

Título original: “10 dicas para fazer uma carta de apresentação”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Para passar um toque extra de profissionalismo, voc pode incluir uma assinatura m o abaixo do seu nome. poss vel faz -la digitalmente e inseri-la no documento. Algumas pessoas fazem isso porque quase uma garantia de que esse textinho vai ser lido. Nossos olhos s o atra dos para aquele P.S. curto no final da p gina como se fosse um m .

    Portugal_Carreira em 12 de outubro de 2022 - 00:36

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: