Jun
08

Como ganhar (ou recuperar) a confiança do seu chefe

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
07 de junho de 2017 - 18:02

Como-ganhar-ou-recuperar-a-confianca-do-seu-chefe-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Perder a confiança do seu chefe pode ter efeitos devastadores sobre a sua carreira. Sem credibilidade, você dificilmente receberá novos projetos, aumentos, promoções e até indicações no futuro.

Mas o que é necessário para construir – e, sobretudo, preservar – esse vínculo?

Segundo João Marcelo Furlan, diretor da empresa de treinamento Enora Leaders, estão em jogo três ingredientes principais.

O primeiro é o conhecimento demonstrado pelo funcionário. “O seu gestor precisa saber que você domina o que faz”, explica. “Mesmo que a relação pessoal entre vocês dois seja ótima, não vai existir confiança enquanto ele não estiver convicto da sua competência”.

O segundo fator tem a ver com a sua consistência.  É um processo de longo prazo. Você preenche esse requisito se estabelece uma rotina de boas entregas, mantém um comportamento constante e atende às expectativas que aos poucos são formadas a seu respeito.

O último ingrediente é a identificação pessoal entre líder e liderado. Segundo Furlan, é a forma mais rápida de conquistar a confiança do outro: reconhecer gostos, vivências e valores em comum com ele.

A seguir, veja os fatores que envolvem a conquista, a perda e o resgate da confiança no ambiente de trabalho, sobretudo na relação com gestores:

Como ganhar

Para Eduardo Ferraz, autor do livro “Seja a pessoa certa na hora certa” (Editora Gente), conquista credibilidade quem tem o que ele chama de “autoridade moral”.

“São aqueles profissionais claramente competentes em sua área, que têm um temperamento constante e respeitam a posição hierárquica do chefe”, explica.

Também é fundamental investir no seu relacionamento pessoal com o gestor – mas jamais bajular.

“Vale a pena almoçar com ele de vez em quando, compartilhar problemas, pedir conselhos”, diz o especialista. “É preciso paciência, porque conquistar intimidade leva muito tempo”.

Como perder

Enquanto conquistar a confiança do seu chefe pode demorar anos, destruí-la pode ser uma questão de segundos.

De acordo com Fernando Jucá, sócio da empresa de treinamento Atingire, a forma mais comum de ruptura acontece quando o funcionário frustra expectativas sobre a sua capacidade técnica.

“Vai desde esquecer ou atrasar uma tarefa até entregar algo com uma qualidade muito inferior ao normal”, afirma Jucá.

Mais raramente, a perda de confiança decorre de problemas de relacionamento. Esse é o caso mais grave: mostras de deslealdade, como fofocas, intrigas e mentiras, podem ter danos irreversíveis.

Como recuperar

Após uma quebra de expectativas, o primeiro passo orientado pelos especialistas é refletir sobre o ocorrido e chamar o seu chefe para uma conversa pessoal.

Durante a reunião, Furlan recomenda deixá-lo falar à vontade sobre o que o decepcionou. “Ouça com humildade, sem rebater, peça desculpas e mostre que você também está desconfortável com a situação”, afirma.

Também é importante apresentar um plano de ação. O que você fará imediatamente para reverter o problema? Quais são as medidas a longo prazo? Deixar claras as respostas a essas perguntas é fundamental.

Finalmente, é preciso implementar o óbvio: andar na linha. “Cuide em dobro da sua postura e das suas entregas dali em diante”, diz Ferraz. “Talvez você não tenha uma segunda chance”.

Em tempo: isso não significa que você deva desligar o seu senso crítico. Segundo Jucá, é um erro obedecer cegamente ao chefe só para tentar reconquistá-lo. “Se deixar de agir de forma inteligente e autônoma, você vai perder ainda mais credibilidade”, diz.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: