Aug
03

Como lidar com funcionários mais velhos que você?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
02 de agosto de 2017 - 18:02

Como-lidar-com-funcionarios-mais-velhos-que-voce-televendas-cobranca

Por Mariana Desidério

Escrito por Sílvio Celestino

Você vai ter um grande problema sempre que tratar as pessoas sem levar em consideração as diferenças. Cada indivíduo interpreta as situações e os diálogos de uma maneira particular e, para ser um bom gestor, você precisa compreender como cada profissional lida com a realidade.

Sem essa preocupação, alguns se sentirão prestigiados por você, e outros, diminuídos. É importante, portanto, ter atenção com todos. Mas, e quando você tem de gerir alguém mais velho? Quais devem ser suas preocupações? O principal ponto é ter em vista os objetivos da empresa e, portanto, são eles que devem ser observados ao comunicar-se e interagir com seu funcionário, independentemente de sua idade.

Você deve procurar ter uma relação recíproca de respeito. E demandar isso com firmeza daqueles que o tratam de maneira descortês, mesmo que mais velhos que você. Idade não é sinônimo de sabedoria. E muito menos de maturidade. Você tem de se impor como líder e, no caso de funcionários difíceis, endurecer o jogo, com muito feedback e clareza do que se espera deles em termos técnicos e comportamentais.

Entretanto, na maioria das vezes, a pessoa mais velha quer contribuir. Lembre-se de que existem três fundamentos para a tomada de decisão: intuição, método e experiência. A intuição deve ser evitada sempre que possível, uma vez que é uma maneira que não pode ser reproduzida por outras pessoas – e a função principal de um líder é formar outros líderes. Os métodos podem ser aprendidos em cursos, livros e processos de coaching ou por meio de mentores profissionais. Já a experiência só pode ser transmitida por quem a vivenciou. Ou seja, aí está a grande vantagem de ter um funcionário mais velho que você na empresa.

Nesse caso, tenha serenidade com ele, ouça suas experiências com o tempo necessário para compreendê-las e entender como podem contribuir para contornar a situação que você enfrenta no momento. Por exemplo: a inflação atual está aumentando, e profissionais que se lembram das décadas de 1980 e 1990 podem ser de grande valia quanto às precauções a tomar.

Auxilie-os a compreender as novas tecnologias, como elas funcionam e se aplicam no cotidiano. O mundo nunca mais se transformará de maneira tão lenta quanto agora. Portanto, tenha grande preocupação em auxiliar seus funcionários mais velhos a acompanhar essas mudanças. Nesse sentido, investimentos em capacitação e atualização devem ser considerados fundamentais para que você os mantenha produtivos e motivados a contribuir para a empresa.

Por último, evite todo tipo de preconceito com a idade. É terrível alguém ser prejulgado por qualquer motivo. O fato de um indivíduo ser mais velho que você não significa nada, além de uma oportunidade para que ambos se conheçam, criem compromissos com a companhia e desenvolvam uma relação respeitosa e capaz de alcançar os resultados mais elevados.

Uma empresa será tão bem-sucedida quanto maior for sua capacidade de abraçar a diversidade de pessoas. E as mais velhas podem contribuir com suas experiências, para que você tenha mais informação e cometa menos erros. Saiba ouvi-las!

Vamos em frente!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. O Programa Geração Sênior da diretoria de Gente & Gestão da DOTZ, é o melhor exemplo de interação e ideal aproveitamento da diversidade de seus colaboradores.
    Conheça detalhes:
    http://institutomongeralaegon.org/trabalho/dotz-busca-voz-da-experiencia-em-decisoes-com-programa-geracao-senior
    http://www.istoedinheiro.com.br/havera-emprego-para-geracao-senior/

    Ricardo Namindome em 03 de agosto de 2017 - 11:39

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: