Oct
21

Como lidar com tagarelas no ambiente de trabalho

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
20 de outubro de 2015 - 18:00

Como-lidar-com-tagarelas-no-ambiente-de-trabalho-televendas-cobranca

Por: Adeline Daniele

Se você se define como um verdadeiro “tagarela” no escritório é bom começar a tomar cuidado.

Além de tirar a atenção dos colegas, quando em excesso o bate-papo no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e entrega de resultados da equipe.

Se esse é o seu caso, então é melhor começar a equilibrar a vida social e profissional de forma mais saudável.

A sócia-fundadora da empresa de recrutamento MSA Recursos Humanos, Miriam Adissi, afirma que o profissional deve analisar o quanto a vida pessoal do profissional está afetando o seu trabalho.

Quando a conversa é demais, a pessoa pode prejudicar os colegas e até perder o emprego.

“Muitas vezes o profissional não percebe que está exagerando nas conversas e ninguém o alerta sobre esse problema. Isso faz com que sua produtividade fique tão baixa que ele possa ser demitido ou demissionário, pois a falta de uma produtividade eficaz faz com que a motivação fique tão baixa que ele acaba perdendo o interesse no trabalho”, diz.

Para conciliar a relação com os colegas, a vida pessoal e as atividades que devem ser cumpridas, a especialista aconselha o profissional a administrar seu tempo e estabelecer prioridades.

“Temos que agendar médicos, reuniões escolares, entre outros compromissos de nossa vida pessoal, mas não devemos fazer isso durante todo o horário produtivo de trabalho”, afirma Miriam.

“Para tal, podemos chegar mais cedo, diminuir o horário do almoço ou aproveitar o final do expediente.”

Mas, como abordar um colega que está extrapolando nas conversas e atrapalhando a equipe?

Para Miriam, uma boa solução é promover um encontro entre os funcionários e líderes para que todos possam opinar e aprimorar sobre a produtividade no ambiente de trabalho.

No caso dos líderes, é necessário reforçar sempre os objetivos e responsabilidades de cada um na equipe e incentivá-los a manter o foco no trabalho.

“Muitas vezes, membros da equipe se sentem incomodados mas ficam com receio de expor uma situação de desconforto. A transparência sempre será a melhor forma de administrar os conflitos e solucioná-los”, afirma Miriam.

Conversas afetam mais a produtividade do que o chat virtual

Segundo uma pesquisa realizada pela companhia desenvolvedora de aplicativos TrackVia, nos Estados Unidos, a conversa com os colegas atrapalha a produtividade mais do que o próprio chat virtual.

O estudo, intitulado “Time Waste at Work”, revela onde 300 funcionários mais perdem tempo no ambiente de trabalho. Apontada como principal motivo por 14% dos entrevistados, a conversa com o colega é o fator que mais tira o foco das atividades.

Surpreendentemente, as redes sociais não são as maiores vilãs no escritório: apenas 5% dos profissionais entrevistados listaram o Facebook, Twitter e outros serviços como principal causa para o tempo perdido.

Falhas no computador e reuniões empatam, listadas por 11% dos entrevistados em ambos os casos.

Além disso, as reuniões não são bem vindas quando o assunto é produtividade: 37% dos profissionais afirmam que perdem pelo menos metade do tempo nesses encontros, enquanto 8% acha que elas sejam totalmente produtivas, e 1% acha que elas sejam totalmente improdutivas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: