Oct
11

Como nasce a cultura da inovação dentro de uma equipe?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Ideia de Marketing
10 de outubro de 2018 - 18:02

Como-nasce-cultura-da-inovacao-dentro-de-uma-equipe-televendas-cobranca

Por: Marcelo Oliveira

Quando se fala em trabalhar a inovação dentro de uma equipe é normal pensar em coisas diferentes, fora da caixa, novos serviços e produtos que trarão lucro para a organização. O problema é que esse tipo de inovação, considerada disruptiva, é apenas uma parte da equação. Uma empresa não consegue viver apenas de ideias assim, ela também precisa daqueles insights pequenos, que melhoram a maneira como alguém trabalha ou como é produzido um produto, as chamadas incrementais.

Na verdade, a prática desses insights pela equipe cria uma cultura de inovação, uma vez que todos passam a ver possibilidades de mudança em todos os pontos de sua atividade, no processo em que está inserido. Ter essa cultura de inovação leva as pessoas a desenvolverem o chamado senso de propriedade sobre o que se trabalha, buscando sempre novas maneiras de realizar suas atividades e entregar algo diferenciado para o cliente.

Esse senso de propriedade faz com a pessoa pense em formas de melhor solucionar o problema do cliente, enxergando assim uma oportunidade de conectar-se a ele. Isso fomenta o surgimento de ideias disruptivas, que oferecerão ao cliente um novo olhar sobre o problema que possui. Essas ideias são como uma pequena pedra rolando uma montanha abaixo sobre a neve, criando uma bola que cresce em velocidade e magnitude.

Em outras palavras, são as pequenas coisas que foram feitas pela equipe e que mudaram o jeito de se trabalhar que irão construir um ambiente propício à cultura de inovação. São coisas tão simples que muitas vezes passam despercebidas, e será uma delas a pequena pedra que descerá a encosta da montanha e que se tornará uma imensa bola de neve, que atropelará paradigmas e levará uma excelência cada vez maior até o cliente, seja em processos, produtos ou serviços.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: