Jul
12
11 de julho de 2018 - 18:00

Como-o-presidente-do-jp-morgan-no-brasil-lida-com-erros-televendas-cobranca

Em sua primeira operação na mesa, o hoje presidente do banco de investimentos JP Morgan no Brasil cometeu um erro. Confira o que aconteceu

José Berenguer ainda frequentava as aulas de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-S), nos anos 1980, quando começou sua carreira no mercado financeiro no departamento de câmbio do Banco Boavista.

E na sua primeira operação na mesa, o hoje presidente do banco de investimentos JP Morgan no Brasil cometeu um erro. “Apertei um zero a mais”, relembra, dando risada. O engano foi corrigido e o prejuízo foi pequeno, mas deu conhecimento de causa ao executivo.

“A gente vai errar sempre”, fala. “Se perceber que errou, assuma humildemente, aprenda com o erro e toque para frente.”

Berenguer passou por diversas organizações e foi vice-presidente do Banco ABN Amro Real e CEO do Banco Santander nos setores de atacado e investimentos e, posteriormente, de varejo. Ele assumiu sua posição atual em 2013.

Para evitar tropeços, ter senso crítico, escutar os outros e observar o que está ocorrendo ao seu redor é vital. E se você tiver um feeling, aquela sensação de que algo não está certo, pare e pense por um instante. É o caminho certo?

Quando se depara com uma decisão que pode ser apressada, Berenguer reflete: se não estivesse naquela posição, ele faria isso naquele momento mesmo assim? “A tendência do ser humano é se agarrar [à posição] e às vezes você precisa abstrair da situação”, resume.

Ele destaca que tais conselhos podem ser extrapolados para além do mercado financeiro. “É importante que essa reflexão seja constante, seja na mesa de operações ou na vida como um todo”, conclui.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: