Apr
23

Como posso minimizar uma lacuna no currículo?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
22 de abril de 2015 - 18:02

Como-posso-minimizar-uma-lacuna-no-curriculo-televendas-cobranca

Por: Sofia Esteves

Sou advogada e me formei em 2005. Trabalhei por cinco anos na área logo após a graduação e, durante esse período, fiz uma pós em uma renomada instituição de ensino. Após ser demitida, em 2010, decidi estudar para participar de algum concurso público. Estou focada nessa atividade até hoje e “batendo na trave” nos concursos. Cansada de somente estudar, no entanto, comecei a considerar a hipótese de me recolocar no mercado. Estou enfrentando dificuldades, porém, por existir um “buraco” no meu currículo. O que devo fazer para conseguir voltar mais rapidamente?

Advogada, 31 anos

Resposta:

Com o aumento da expectativa de vida é comum que as pessoas construam diferentes carreiras e até mesmo profissões ao longo de sua trajetória. É comum escutarmos os termos profissão e carreira sendo usados como sinônimos, mas não são. Profissão está relacionada à ideia de ocupação ou atividade especializada e pode estar atrelada ao curso de graduação. Já o termo carreira está associado ao processo de escolha e orientação de uma pessoa ao longo de sua vida profissional. No seu caso, por exemplo, você buscou duas orientações possíveis para uma advogada. Hoje, o mercado de trabalho oferece várias opções de carreira, o que é uma excelente notícia. A mesma diversidade, no entanto, pode gerar inseguranças e a necessidade de aconselhamento profissional.

Antes de se preocupar com o que você deve fazer para voltar mais rapidamente para o mercado de trabalho, sugiro analisar o que deu e o que não deu certo em suas escolhas anteriores. Se você fosse aprovada em um concurso ainda assim retornaria à sua área de atuação? Ou você está tomando essa decisão por necessidade ou receio de permanecer desempregada? É claro que a questão financeira e a empregabilidade são importantes, mas tomar uma decisão precipitada pode levar a mais frustrações.

Estabilidade e salários altos são os principais atrativos para quem procura um concurso público, mas para conseguir passar nessa prova de fogo, é necessário muita dedicação. A relação candidato-vaga costuma ser até mais acirrada que um vestibular de medicina. O candidato deve estudar no mínimo 8h por dia e haja persistência e paciência. Esse foi o seu caso? Você está buscando estabilidade e segurança financeira? Será que o retorno à sua área vai te oferecer isso? Imagino que você tenha se dedicado bastante nesses últimos anos e a ausência de uma boa notícia pode estar gerando essa frustração.

Retornando ou não à sua área, recomendo que tenha clareza dos seus valores, objetivos de vida e competências. Só depois que tiver clareza de quem você é, o que faz bem e o que busca nesse momento de vida, é que deverá olhar para o mercado e suas opções. Se fizer dessa maneira suas chances de sucesso tendem a aumentar. Eu acredito que deva buscar uma carreira na qual possa se sentir realizada de segunda à sexta, não só aos sábados e domingos. É claro que cada rota terá seu ônus e bônus e exigirá diferentes motivadores diariamente, por isso, a reflexão sobre o que você está buscando é tão importante. Isso trará foco e assertividade para sua escolha, afinal a leitura do que é vantajoso e desvantajoso vai depender de quem você é, do que busca em uma carreira e do que está disposta a enfrentar para atingir seus objetivos profissionais.

Se a sua decisão for mesmo a de desistir de tentar os concursos públicos e retornar ao mercado privado, comece acionando sua rede de contatos e compartilhando seu novo objetivo. Assim, aumentará as possibilidades de indicações e referências para novas oportunidades. Volte a fazer cursos, mesmo que de curta duração para garantir sua atualização. A participação em fóruns e eventos também podem ajudar. O importante é dar esse passo sem esquecer que quando há mudança na rota de carreira é comum ter que dar um passo para trás para dar dois para frente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: