Jul
10
09 de julho de 2019 - 17:01

Como-se-comunicar-com-mais-clareza-e-causar-boa-impressao-no-trabalho-televendas-cobranca-1

Professor Diogo Arrais dá dicas para quem quer se comunicar de maneira mais breve e clara no mundo corporativo e fora dele

Por: Diogo Arrais

Quem valoriza a palavra cuida do mundo; um profissional atento à imagem pessoal busca comunicar-se com clareza, exercitando-se diariamente para causar boa impressão.

CONCISÃO

No mundo corporativo (e também fora dele), brevidade e clareza no falar e no escrever são motivos para elogios, uma vez que ocasionam a produtividade. O receptor da mensagem – chefia, colaboradores, equipe, cliente – valorizará muito o hábil em “ser direto ao ponto”.

COMO SER BREVE

Locuções informais, excessivas e deselegantes podem ser substituídas por verbos bem escritos e bem pronunciados. Em vez de “A gente vai fazer, a gente vai criar, a gente vai estar pensando”, podem ser praticadas em alto e bom tom:

– Nós faremos (com a devida atenção à concordância);

– Nós criamos, nós criaremos;

– Nós estamos pensando, nós pensamos, nós pensaremos.

TWITTER E LINKEDIN: MÍDIA RÁPIDA

Na Escrita, um ótimo exercício está em redigir constante nas Mídias Sociais, respeitando o espaço proposto. Desafie-se sempre a diminuir orações e parágrafos, sem tanta perda informativa. Em vez de “Hoje em dia, os profissionais da área tecnológica estão cada vez mais buscando o Bitcoin (…)”, é suficiente “Com a crescente busca por Bitcoin, (…)” para atingir o leitor.

TEMPO PARA EXPOSIÇÃO

Ciente da ideia a ser exposta, é iniciar o trabalho com o cronômetro. Gosto do seguinte exercício: em 1, 5, 10, 30, 50 minutos, fale sobre a ideia. Semanalmente, reserve um espaço para gravar-se e assista a esses vídeos.

Anote sua dificuldade e enfrente-a. Isso melhorará muito o seu dia a dia comunicativo.

Espelhe-se em um bom comunicador, mas jamais o imite. Naturalidade é um fabricante de admiração.

CONVENCIMENTO E ADMIRAÇÃO

Falantes persuasivos e escritores finos são observadores: assistem a palestras diversas, reconhecem diferentes níveis de linguagem, estudam Metáforas e Ironias, desenvolvem um estilo e têm repertório literário. Sabem pontuar um discurso.

São bons leitores de mundo, aplicam bem os gestos, as expressões faciais, a coloração da vestimenta e reconhecem o grau de satisfação do público. Querem sempre melhorar.

O bom “contador de histórias” vive histórias, aprende sempre com as personagens e é sensível diante da Mestra Palavra.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: