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07 de janeiro de 2024 - 12:02 - atualizado às 13:33

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Institutos de pesquisa são responsáveis por investigar, apurar e divulgar dados sobre praticamente, todos vieses de uma sociedade. Trazem à tona opiniões, são base para inovações e ajudam a nos manter atentos sobre assuntos que nos cercam diariamente, tais como: mercado, satisfação, saúde, lazer, alimentação, eleição etc.

Métodos de pesquisa 

Atualmente, são utilizados 3 modos para realização de entrevistas e obtenção de dados, que são por telefone, presencial e online. Vamos comentar sobre dois deles:

Online: podem ser realizadas com o auxílio da internet, onde o entrevistado possa responder questionários ou formulários via celular, computador, tablet etc. São pesquisas rápidas e não precisam de muito recurso para sua realização;

Por telefone: Essas pesquisas podem ser feitas por entrevistadores humanos ou URA’s; os sistemas URA realizam a entrevista por áudio pré-gravado que seguem uma árvore de navegação e a interação ocorre por meio da digitação do teclado do telefone ou por reconhecimento de voz. Quanto ao controle geográfico geralmente se considera a nível da área do DDD.

O método presencial tem perdido espaço para os modos online e telefone, por demandar mais tempo e custo aos Institutos.

Diminuição do tempo em pesquisas por telefone e o aumento da efetividade nas respostas

Comentamos acima sobre as URA’s que ainda são muito utilizadas na realização de pesquisas, e conseguem operar entrevistas de maneira mais limitada, com menos opções por se tratar de um sistema moldado, que segue um fluxo pré-definido.

Em contrapartida a esta limitação, Institutos de pesquisas podem escolher soluções que utilizam a inteligência artificial, que da mesma forma que a URA, interagem por telefone, fazendo uso da voz, os já conhecidos agentes digitais.  Dotados também da tecnologia machine learning, os agentes digitais aprendem especificidades do público, personalizando e melhorando a interação a cada uso.

Para tornar a entrevista mais robusta, o Instituto de Pesquisa pode optar por entrevistas mais humanizadas, regionalizando as vozes de acordo com a localidade geográfica em que as pesquisas serão realizadas, pensando no rapport e na retenção do respondente na linha.

Somado a solução agente digital de voz, o sistema de discador automático complementa o processo para discar de forma automática para mailings com milhares, milhões de nomes. Com a solução, a troca do mailing se torna dinâmica e é possível planejar o público para o qual serão direcionadas as ligações, número de discagens por vez e demais funcionalidades que podem ser personalizadas para acelerar o processo de entrevistas.

Caso o Instituto de Pesquisa opte por atendimento humano, a tecnologia pode ajudar. Para otimizar as discagens para grandes mailings, o discador automático opera com sucesso, autenticando a pessoa com quem se deseja falar, descartando ligações que sinalizam caixa postal e distribuindo as chamadas de forma inteligente.

Chatbots em processos de pesquisas 

O online é o futuro dos métodos de pesquisa para os Institutos, isso porque é de baixo custo e o respondente pode escolher o melhor momento para iniciar a pesquisa, diferente do telefone ou presencial.

Neste cenário, os chatbots são a melhor opção considerando o online, tanto para a coleta de dados, quanto no tipo de contato preciso e rápido.

Os robôs guiados por configurações prévias e inteligência artificial, conseguem iniciar e dar continuidade a entrevistas via chat, o processo se assemelha ao do telefone, em que a pergunta é feita, seguido das opções de respostas; mas com os chatbots há um maior dinamismo por se tratar de   mensagens de textos, onde em uma única ação, já é possível fazer a pergunta e entregar as opções de resposta, facilitando a interação.

Além de gerar experiência positiva para o respondente, é possível oferecer praticidade em todo o processo e diminuir as chances de abandono no meio da entrevista.

Dar opções de canais para que os respondentes possam escolher, culmina em melhores resultados nas pesquisas, considerando a escolha do canal que o respondente se sinta mais à vontade em utilizar.

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