May
25
24 de maio de 2015 - 14:02

Confira-10-expressoes-que-devem-ser-evitadas-em-entrevistas-de-emprego-televendas-cobranca

Falhar em uma entrevista de emprego deixa o candidato inseguro, mas também intrigado com o que pode ter dado errado.  Falta de experiência? Qualificação? Uma postura errada diante do entrevistador? As dúvidas são muitas, principalmente em se tratando de um processo seletivo.

De olho nessas dúvidas, o site norte-americano Glassdoor listou dez palavras que podem influenciar uma imagem negativa durante a entrevista e, portanto, devem ser evitadas.

1 – Não

A palavra “não”, usada em qualquer contexto, remete a uma imagem negativa, principalmente na busca por emprego. Ela deve ser evitada e os candidatos devem optar por palavras com conotação positiva, mostrando entusiasmo e confiança diante do entrevistador.

2 – “Hum…”

Muitas vezes a expressão é usada sem intenção pelo candidato, no entanto, expressões de ligação passam a impressão de distração, fazendo com que o recrutador entenda que o candidato está tentando distrair sua atenção daquilo que está sendo dito.

3 – Meio que

Ao ser questionado pelo entrevistador sobre uma aptidão, o entrevistado jamais deve usar a expressão “meio que sei usar este recurso”, optando sempre por responder “sim” ou “não”.  Lembrando que no caso da resposta negativa, é importante demonstrar interesse em aprender.

4 – Você sabe

A expressão transmite ao entrevistador uma ideia de que o candidato esteja “enchendo” o discurso e não ajuda a mostrar suas reais habilidades e experiências. Este tipo de expressão pode ser evitada com respostas concisas do entrevistado, onde ele deixe claras as suas intenções.

5 – Odeio

Independente da situação, a palavra “odeio” não deve ser dita por um candidato que busca uma vaga no mercado de trabalho. Caso queira se referir a um trabalho anterior ou chefe, por mais que seja ruim, deve escolher palavras diferentes para falar sobre o assunto.

6 – Desculpe

A palavra “desculpe” não deve ser dita durante a entrevista a menos que o candidato tenha feito algo acidental, como esbarrar no recrutador. Segundo o Glassdoor, pedir desculpa por se atrasar ou não ter conseguido o telefone de contato demonstra falta de profissionalismo. O profissional deve se preparar para todo tipo de interação com o entrevistador.

7 – Eu não sei

A expressão deve ser evitada por mostrar falta de segurança. Caso o recrutador faça uma pergunta que o candidato não saiba responder, ele deve responder evitando essas palavras.

8 – O quê?

Repetir com frequência a expressão “o quê?” durante a entrevista fará com que o entrevistado passe uma imagem de desinteressado ou despreparado. Também devem ser evitadas perguntas que demonstrem que o candidato não se preparou para a entrevista, como sobre o que faz a companhia, por exemplo. Ele deve optar por questões que mostrem que ele está interessado na vaga, como perguntar mais sobre as atribuições da função.

9 – Obcecado

A palavra pode ser usada com o objetivo de demonstrar paixão pela tarefa, mas como o adjetivo possui uma conotação negativa, pode não transmitir a ideia correta. O Glassdoor indica que o candidato diga que é apaixonado por tal função, por exemplo, mostrando entusiasmo pela carreira.

10 – Palavrões

Pode parecer uma dica óbvia, no entanto alguns candidatos precisam se lembrar que palavrões e gírias são inapropriados para uma entrevista e podem custar a vaga de emprego.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: