Mar
20

Criatividade: moeda de troca de enorme valor

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Ideia de Marketing
19 de março de 2017 - 14:00

Criatividade-moeda-de-troca-de-enorme-valor-televendas-cobranca

Por: Marcos Holanda

Máquinas pensantes. É o que nos tornamos – talvez mais máquinas do que pensantes – e isso poderá se agravar mais para frente. Muitos de nós se mantém no modo automático, vivendo conforme lhe informaram que se deve viver, ‘amando’ conforme lhe parece mais adequado amar, criando laços conforme as redes da internet lhe acomodam. Já somos as máquinas, fomos criados assim e somos ensinados a vida toda como se deve “pensar e agir”… Mas, por quê? “Para se viver em harmonia”. Harmonia com o quê? “Para se ter uma vida e um mundo mais justos”. Justos para quem? Somos mantidos em nossas funções trabalhistas enquanto úteis aos patrões. Em breve tudo isso se limitará a eletrodos e memórias artificiais, à força mecânica e fiação eletrônica. As veias e artérias que conhecemos darão lugar a cabos e fios. Músculos serão, agora, passado e não necessários. Somente o mínimo preciso para apertar ou programar algum tipo de mecanismo. A devastação pode ser muito maior caso o ser humano não faça jus a uma de suas características mais importantes para sua sobrevivência: a criatividade.

Terão destaque aqueles que se sobressaem fazendo uso do processo criativo, coisa que os robôs da vida estão longe de fazer (assim espero). Aquela capacidade cognitiva de análise, observar, questionar, reavaliar e repensar, adequar e criar conforme a necessidade. E, além de criar, deve-se, sobretudo, inovar! Fazer do mesmo, algo novo, ou de uma forma diferente novas possibilidades para a sociedade. Ah! Esses sim, os criativos. Somente eles terão mais valor de troca no mercado.

Antes de eu me desesperar devo pensar que um ser humano, munido de todas as minhas capacidades mentais (pelo menos é o que eu penso e pensar já é algo, já diria Descartes), sou capaz de exercitar meus instintos criativos para me manter ativo em meio a esse processo.

Se as máquinas criadas por nós mesmos estão na iminência de tomar nossos lugares, mostremos que temos potencial para gerar novos horizontes, para novos pensamentos, para novas personas. Exercitemos essa capacidade nossa, tão nossa e só nossa para mantermos as coisas ao nosso redor – e nós mesmos – sempre recentes, atualizados, inconstantes.

A nossa moeda de troca não tem fim e seu verdadeiro valor é enorme.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: