Jun
14
13 de junho de 2018 - 18:09

Desempenho-resultado-por-que-sentimos-tanta-saudade-da-copa-de-1982-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Vou confessar aos amigos leitores que esta época de Copa de Mundo mexe demais com as minhas emoções. Por todas as transformações que o futebol passou desde a década de 1980, guardo em minha memória maravilhosas recordações de cada momento e de cada jogo torcendo junto com a família, com os amigos e colegas de trabalho, remetendo à grande afetividade que este período proporciona.

Quando falamos de Copa de Mundo e esportes, lembramos imediatamente de conquistas, e fazendo uma analogia mais ampla, o ser humano é movido pela busca incessante da vitória nas mais variadas áreas, podendo ser tanto no âmbito profissional como pessoal.

Nós temos enorme dificuldade em encarar a derrota, não aceitando qualquer resultado que não seja o primeiro lugar, por mais que tenha sido feito um bom trabalho e dado o melhor naquele momento.

Assistindo pela TV aos especiais de Copa de Mundo e vídeos no YouTube, parece que o brasileiro está sentindo uma enorme saudade do futebol jogado pela Seleção Brasileira de 1982, que tinha em seu plantel nomes como Sócrates, Zico, Junior e Falcão. Mas qual será o motivo deste saudosismo, se este time não ganhou a Copa?

Em minha visão, eles faziam tudo com grande paixão pelo seu ofício e com verdadeiro amor à camisa que vestiam, somado à genialidade e inteligência de grande parte do elenco. Isto era nítido em cada jogada e na comemoração de cada gol. Naquela época, mais de 90% dos atletas ainda jogavam nos clubes brasileiros, isto é, ainda não estavam influenciados pelo futebol europeu, que sempre primou pelo resultado em vez do espetáculo.

Obviamente, não vamos aqui polemizar o assunto, pois já existem várias teorias sobre esta derrota enigmática em 1982. Mas, como tive oportunidade de assisti-la, o “acaso” ou o “imprevisto” se fez presente naquele fatídico dia 05 de julho contra a Itália, onde o Brasil precisava apenas de um empate, porém, o “carrasco” Paolo Rossi sacramentou a vitória da “Squadra Azzurra” com três gols, sendo o último um verdadeiro “acidente de percurso” quando a bola caiu nos seus pés após uma confusão na área brasileira.

Este time ficou eternizado para os brasileiros que amam e acompanham o futebol mais do que os times que levantaram a taça em 1994 e 2002, por mais estranho que isto possa parecer.

Por fim, a reflexão de hoje é para lembrarmos que tudo aquilo que fazemos com esmero e amor surtem bons efeitos duradouros, por mais que isto ainda não represente a conquista almejada.

Imprevistos e mudança de percurso acontecem na vida. De qualquer forma, faça sempre o seu melhor!

Como degustação, recomendo assistir este vídeo. Ele sintetiza um pouco deste texto:

https://www.youtube.com/watch?v=zZxvYy5-ekI&t=208s

Boa Copa a todos e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: