Jun
18

Devo evitar pedidos do diretor acima do meu chefe?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
17 de junho de 2015 - 18:02

Devo-evitar-pedidos-do-diretor-acima-do-meu-chefe-televendas-cobranca

Por: Sofia Esteves

Trabalho há um ano em uma empresa multinacional do ramo de embalagem. Tenho boa relação com meu chefe direto, que tem a minha idade e foi quem me contratou. Recentemente, na ausência do meu gestor, a diretora geral me chamou na sala dela para falar sobre uma apresentação para um cliente. Ela, sempre muito clara e objetiva, definiu as diretrizes, os responsáveis, e pediu para que eu enviasse um relatório em seu e-mail com o que foi estabelecido. Fiz essa ação em cinco minutos e recebi uma resposta dela me agradecendo pelo empenho e pedindo para encaminhar o material a todos. O problema é que, quando meu chefe soube disso, ficou muito irritado. Ele disse para eu tomar cuidado com a hierarquia, e que antes de enviar qualquer coisa para a diretora, eu devo conversar com ele e colocá-lo em cópia. Achei a reação exagerada, pois simplesmente atendi a uma solicitação dela para formalizar um documento. Falta maturidade da minha parte ou se trata de insegurança da parte dele? Como devo agir?

Gerente, 30 anos

Resposta:

Atualmente, a quantidade de pedidos de demissão é maior que o número de pessoas demitidas na maioria das empresas que acompanho. E os motivos mais citados nas entrevistas de desligamento são: ausência de perspectivas de crescimento na área ou empresa, remuneração e relacionamento com pares e chefia. Quando focamos no último item, relacionamento com pares e chefia, falta de comunicação ou expectativas desencontradas superam os índices de grandes desentendimentos.

Isso também acontece nos relacionamentos pessoais. Os principais conflitos têm origem nas pequenas desavenças do dia a dia e não em situações de crise. Nesses contextos, não há vítimas ou culpados, é preciso que todos os envolvidos se responsabilizem pela construção e pela qualidade dos relacionamentos.

No seu relato, portanto, vejo ações e reações desalinhadas de ambas as partes: suas e do seu chefe. Ele poderia ter conduzido essa conversa sem precisar colocar a hierarquia como cerne da discussão.

Da forma como fez, apenas gerou em você essa sensação de que ele ficou inseguro com a sua boa exposição com a diretora, mas não fez você se colocar como gerente que é – responsável pelos resultados de um time como um todo. Ou seja, você poderia tê-lo copiado no e-mail para evitar desalinhamentos e a possível percepção de que vocês não atuam de forma conectada e com decisões compartilhadas.

Independentemente do cargo, quando falamos de definições e entregas estratégicas, a melhor solução é manter todos os envolvidos comunicados.

Daqui para frente, não recomendo direcionar seu olhar para encarar esse tipo de conflito como algo pessoal ou dando peso para as interpretações sobre a insegurança do seu líder. Isso pode te levar por um caminho que só trará ainda mais desgastes e pouca resolução.

Direcione seus esforços e energia para aprender com o ocorrido e entender que para o seu chefe é importante que você compartilhe ou o mantenha avisado de ações que envolvam a diretoria geral.

Caso tenham a oportunidade de conversar sobre isso, não deixe de reforçar o quanto gostou de ter sido desafiado com essa entrega. Assim, você também deixa claro que quer ter mais autonomia e exposição, abrindo espaço para novas conversas que facilitem o dia a dia. Afinal, querer relações de trabalho mais saudáveis e produtivas é o que a maioria de nós tem em comum.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: